Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

JUSTIÇA determina que Município deve fornecer medicamento que não consta na lista do SUS

Publicado por Webert Dixini Miranda
há 8 meses

Município deve fornecer medicamento que não consta na lista do SUS

Magistrado considerou que prescrição médica e benefícios do remédio são razões plausíveis para seu fornecimento pelo município.

Conforme noticiado no site MIGALHAS, uma Mulher receberá do município medicamento de alto custo que não se encontra na lista do SUS. Decisão é do JEC de Indaiatuba/SP. O juízo deferiu o pedido do medicamento e determinou que o município forneça o remédio pelo tempo que o médico da autora julgar necessário.


O pedido foi feito judicialmente, pois, o medicamento Rivaroxabana 20mg, prescrito por médico particular, não é previsto na lista de fornecimento do SUS.

Segundo os autos, medicamento de alto custo foi prescrito por médico particular para tratamento da paciente.(Imagem: Freepik)

Além disso, por ser um anticoagulante de alto custo, a mulher não tinha condições de arcar com a compra. Segundo o juiz, a prescrição do medicamento é prova de sua necessidade para o tratamento e o alto custo mensal do produto é incontroverso.

"[...] os depoimentos testemunhais dos médicos que assistem a autora são suficientes para comprovar a imprescindibilidade do medicamento perseguido e a ineficácia do medicamento disponibilizado pelo SUS, inexistindo controvérsia sobre a hipossuficiência financeira da autora e sobre o registro do medicamento na Anvisa."

O magistrado julgou procedente a demanda para obrigar o município a fornecer o remédio pelo tempo necessário, conforme prescrição médica.

Processo: 1002791-54.2023.8.26.0248

.

.

.


(INFO: TJSP e MIGALHAS https://www.migalhas.com.br/quentes/392658/municipio-deve-fornecer-medicamento-que-nao-consta-na-lis...)

  • Sobre o autorEmpresário Individual e Advogado.
  • Publicações140
  • Seguidores309
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-que-municipio-deve-fornecer-medicamento-que-nao-consta-na-lista-do-sus/1960143420

Informações relacionadas

Jailton Junior, Advogado
Notíciashá 8 meses

Justiça obriga bancos a indenizar clientes vítimas de golpes via PIX.

Notíciashá 2 meses

Novo Código Civil: Uma Revolução Silenciosa no Senado Brasileiro

Ketrim Bueno De Fraga, Advogado
Notíciashá 2 meses

Novo pedido de vista suspende julgamento sobre porte de maconha para uso pessoal

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

Exigência de idade máxima para vaga de moderadora de conteúdo gera dever de indenizar

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 5 meses

[Comunicado] Envio da Newsletter de Autores no período de recesso

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)