Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do Trabalho pode executar contribuições do SAT

    Publicado por Última Instância
    há 14 anos

    A Justiça do Trabalho pode também determinar a cobrança do SAT (Seguro Acidente de Trabalho). Em julgamento recente, a 2ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) concluiu que o SAT é contribuição previdenciária, a cargo da empresa ou equiparada, que incide sobre a remuneração devida à pessoa física que lhe presta serviços.

    Segundo entendimento do ministro Guilherme Caputo Bastos, se a Justiça do Trabalho é competente para julgar ações relativas à cobrança de contribuições previdenciárias destinadas à cota do empregado - nos termos da Súmula 368, item I, do TST e do artigo 114, VIII, da Constituição -, também pode executar as contribuições do SAT. Por maioria de votos, o colegiado acompanhou a tese do relator.

    Leia mais:

    Justiça do Trabalho é competente para julgar ação sobre estagiário morto em serviço TST retira condenação de Odebrecht por acidente com empregado Carpinteiro que teve mão mutilada receberá pensão até...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-pode-executar-contribuicoes-do-sat/2456501

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)