Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do Trabalho reintegra ao trabalho homem que pediu demissão durante quadro de depressão.

    Publicado por Campagnoli Advocacia
    há 2 meses

    A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) manteve a decisão da 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco/AC de reintegrar ao trabalho um homem que pediu demissão durante quadro depressivo. O trabalhador ocupava o cargo de engenheiro agrônomo na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), desde 1981, há 42 anos. O relator do processo foi o desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo.

    Em meados de 2015 apresentou quadro depressivo, que se agravou em 2016, por fatores relacionados ao trabalho, cumulados com fatores externos, de acordo com o processo. A decisão do engenheiro de se desligar da empresa foi tomada, durante o período de tratamento da doença.

    O titular da 1ª VT de Rio Branco/AC, juiz do Trabalho Fábio Lucas Telles de Menezes Andrade Sandim, considerou na sentença as informações constantes do laudo médico apresentado pelo ex-colaborador da Emater/AC, onde apontou que o trabalhador enfrentava um quadro depressivo grave, com sintomas como dificuldade de diálogo, tendência ao isolamento social, recusa em realizar higiene pessoal, desmotivação profissional e sentimento de inutilidade.

    "Em decorrência dos apontamentos médicos quanto à saúde mental do autor, é inegável que o trabalhador não possuía capacidade necessária para tomada de decisão a respeito do rompimento contratual,” argumentou o juiz na decisão. O magistrado destacou ainda, que, tendo em vista que a demissão, que ocorreu por meio de um ato administrativo da empresa, foi considerada nula, conforme o art. 166 do Código Civil.

    Em virtude da nulidade da demissão, o homem tem direito à reintegração ao trabalho. Além disso, o colegiado confirmou a decisão de 1º grau de que deve receber os salários e consectários devidos a partir do dia seguinte ao rompimento contratual até o efetivo retorno ao serviço.

    Fonte: TRT 14.

    #direito #advogada #demissão #nulidade #depressão #doença #reintegração #isolamentosocial #direitodotrabalho #facebook #instagram #g1 #trabalhista #reintegração #saudemental #rompimentocontratual #depressivo #trt14

    • Sobre o autorAdvocacia e Consultória Jurídica
    • Publicações193
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-reintegra-ao-trabalho-homem-que-pediu-demissao-durante-quadro-de-depressao/2169467877

    Informações relacionadas

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 2 meses

    Terceira Turma determina que plano de saúde cubra operação de mudança de sexo para mulher transexual

    Anna Luiza Cremonezi, Advogado
    Artigoshá 3 meses

    Autismo e Planos de Saúde: O Fim da Limitação em Sessões de Terapia pela Resolução ANS nº 469/2021

    Bizu do Direito, Bacharel em Direito
    Notíciashá 8 anos

    Direito administrativo: Atividade e estrutura administrativa

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Agravo de Instrumento em Recurso Ordinário: AIRO XXXXX20195010020 RJ

    Karoline Cavalcanti de Paula, Advogado
    Notíciashá 2 meses

    Justiça do Trabalho reintegra ao trabalho homem que pediu demissão durante quadro de depressão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)