Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lei permite interceptação de correspondência de presos para investigação

    Lei 13.913/19 foi publicada hoje no DOU.

    Publicado por Davi D'lírio
    há 4 anos

    Foi publicada no DOU desta terça-feira, 26, a lei 13.913/19, que prevê a interceptação de correspondência de presos condenados ou provisórios para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal.

    t

    A norma altera o artigo 41 da lei de execução penal e determina que o conteúdo dessas correspondências será mantido em sigilo, sob pena de responsabilização penal. De acordo com o texto, a quebra do sigilo da será comunicada imediatamente ao órgão competente do Poder Judiciário, com as devidas justificativas.

    Veja a íntegra da lei:

    ___

    LEI Nº 13.913, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2019

    Altera o art. 41 da Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para prever a interceptação de correspondência de presos condenados ou provisórios para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal.

    O PRESIDENT E DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º O art. 41 da Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), passa a vigorar acrescido dos seguintes §§ 2º e 3º, numerando-se o parágrafo único como § 1º:

    "Art. 41. .............................................................................................................. § 1º ....................................................................................................................

    § 2º A correspondência de presos condenados ou provisórios, a ser remetida ou recebida, poderá ser interceptada e analisada para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal, e seu conteúdo será mantido sob sigilo, sob pena de responsabilização penal nos termos do art. 10, parte final, da Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996.

    § 3º A interceptação e análise da correspondência deverá ser fundada nos requisitos previstos pelo art. da Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996, e comunicada imediatamente ao órgão competente do Poder Judiciário, com as respectivas justificativas." (NR)

    Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 25 de novembro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.

    JAIR MESSIAS BOLSONARO

    Sérgio Moro

    • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
    • Publicações940
    • Seguidores103
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações232
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-permite-interceptacao-de-correspondencia-de-presos-para-investigacao/784842783

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 9 anos

    STF define limites para entrada em domicílio sem autorização judicial

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Mais do que vem-vinda essa alteração. continuar lendo