Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Liberdade Religiosa no Lockdown .

O Estado Brasileiro é laico, ou seja, não tem religião. Tem sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição .

Publicado por D Henriques
há 4 anos

  • O Brasil passou oficialmente à ser um Estado laico,após o Decreto N. 119-A, de 07/01/1980 de autoria de Ruy Barbosa . Apesar das prerrogativas da Constituição Federal (CF/88),há muitos questionamentos sobre o ensino Religioso nas escolas públicas. Mesmo não sendo obrigatório, para alguns é caracterizado ofensa pois o Deus, que ali é ensinado é dos cristão isso causa um embate com religiões do Candomblé,umbanda,espiritismo e etc... No entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os professores da disciplina, a única mencionada na Constituição Brasileira, podem sim promover suas crenças em sala de aula. Em 2017, a corte aprovou o modelo “confessional”, pelo qual os professores lecionam como representantes de uma religião. Apesar da decisão, a maioria dos estados ainda adota o modelo não-confessional. Isso porque é inviável para qualquer governo montar a estrutura necessária para a adoção do modelo confessional. Numa escola onde houvesse alunos de cinco religiões diferentes, por exemplo, seria necessária a contratação de cinco professores de ensino religioso e a disponibilização de cinco salas para que eles pudessem dar aulas ao mesmo tempo. (Projeto Escola Colabora ).
  • A 6* Igreja Batista Renovada (IBR) do Jardim Universal , Sarandi , Paraná ! Vem seguindo, um protocolo bem rigoroso devido aos Decretos Município de Sarandi,Prefeito Walter Volpato (PSDB). Por exemplo: Realizando o rodízio de membros da igreja , com restrições rigorosas , para evitar possíveis penalidades da Lei no âmbito Municipal. Mesmo tendo ciência da Importância da Lei do Distanciamento, como fica a Liberdade Religiosa?

  • O Estado Brasileiro é laico, ou seja, não tem religião. Tem sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo , inciso VI, da Constituição: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".
  • O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu, em um breve pronunciamento à imprensa que templos e igrejas sejam considerados essenciais e possam reabrir imediatamente. Esses locais estão fechados desde março na maior parte do país por conta da pandemia do novo coronavírus.
  • "Hoje estou identificando templos, igrejas, sinagogas e mesquitas como locais essenciais, que fornecem serviços essenciais. Alguns governadores classificaram lojas de bebidas como essenciais, mais deixaram igrejas e locais de oração de fora, isso não é certo", disse Trump.
  • Sobre o autorNo mundo moderno, esquerda e direita são conceitos obsoletos. Eu sou um nacional
  • Publicações12
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações177
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liberdade-religiosa-no-lockdown/860416802

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)