Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Licença menstrual: 1ª empresa a dar benefício no Brasil tem bons resultados

mês passado

No dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, a empresa GRUPO MOL, passou a conceder dois dias de afastamento remunerado durante o período menstrual como benefício para suas colaboradoras. A organização foi a primeira empresa brasileira a dar a licença. Quase 90% do quadro de funcionários do grupo é formado por mulheres —são 55 funcionários, e 49 mulheres.

Grupo se inspirou em legislação espanhola

No início deste mês, servidoras públicas do Distrito Federal que sofrem com dores intensas durante o período menstrual passaram a ter direito a licença de até três dias, a cada mês, do trabalho.

Em âmbito nacional, o PL 1249/2022 discute a inclusão da licença menstrual como um direito trabalhista na CLT. O texto prevê até três dias de licença menstrual sem descontos no salário. A proposta ainda está em discussão na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Câmara dos Deputados, e não tem previsão para votação em plenário.

A Espanha se tornou o primeiro país europeu, em 2023, a aprovar uma lei sobre o tema. A implementação do benefício.

Como funciona licença na prática

Na prática, como não existe uma legislação sobre o tema, o benefício fica dependendo de um acordo entre as funcionárias e a empresa. No GRUPO MOL, funciona como uma licença de saúde. As mulheres que menstruam podem requisitar até dois dias a cada mês, sem descontos na folha de pagamento ou necessidade de reposição no horário.

Impactos: benefício não afetou produtividade e ganhou prêmios

Um ano após o início da experiência, o Grupo MOL revela que o benefício não afetou a produtividade. Até janeiro deste ano, foram dadas 29 licenças, sendo que mais de 65% delas foram de apenas meio período.

O benefício vai na linha de pesquisas sobre o tema, que recomendam empresas oferecerem acolhimento e alternativas de cuidado a funcionárias com dores incapacitantes.

Um estudo da Academy of Managed Care Pharmacy, de 2017, aponta que uma mulher com endometriose perde, em média, seis horas de produtividade no trabalho por semana. Os pesquisadores analisaram dados de aproximadamente 1,4 mil mulheres diagnosticadas com endometriose em 10 países, incluindo o Brasil. A endometriose é uma doença que atinge uma em cada dez mulheres no país, segundo dados do Ministério da Saúde.

Ficou com dúvida? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.

Me siga nas redes sociais para mais artigos como esse.

Instagram: @felixbrito_adv

LinkedIn: Félix Brito dos Santos Neto

Jusbrasil: Félix Brito Artigos

WhatsApp: (11) 95382-9819

Site: felixbritoadvogado.com.br

FONTE

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2024/03/28/licenca-menstrual-como-empresa-brasileir...

  • Sobre o autorAjudando você com seus direitos.
  • Publicações78
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações152
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-menstrual-1-empresa-a-dar-beneficio-no-brasil-tem-bons-resultados/2275679294

Informações relacionadas

Entenda o que muda para as empresas agora que a utilização do Domicílio Eletrônico Trabalhista passa a ser obrigatória

Gabriel Silame Ibrahim , Advogado
Notíciasmês passado

Casal é condenado a indenizar menor por desistir de adoção após 19 meses

Correção FGTS, Estudante
Notíciasmês passado

Casal é condenado a indenizar menor por desistir de adoção após 19 meses

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Desafio de criar leis sobre IA envolve proteção de direitos e da democracia

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciasmês passado

Justiça concede isenção do imposto de importação a encomendas de até 100 dólares

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

THE ONLY LEGITIMATE CRYPTO RECOVERY EXPERT

Those Evil and wicked Fake cryptos brokers deceived me, they scammed me out of my money, over $79,000, they literally took all my deposits and never allowed a single withdrawal, It was just luck that I found a recovery dome to recoup. This is a scam company and you shouldn’t be a victim. I am creating awareness with this post, kindly stay away from them or Email: Morris Gray 830 @"gmail ,com
WhatsApp +1 : 607 : 698 : 0239.... continuar lendo