Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Lucro Presumido: Empresas tem até dia 31/07 para regularizar IRPJ e CSLL, segundo a Receita Federal

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 9 meses

Após decisao do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 26 de abril de 2023, a Receita Federal está oferecendo aos contribuintes a chance de regularizar espontaneamente os valores do Imposto de Renda Pessoa Juridica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A regularização pode ser feita até o final de julho deste ano, dia 31, e proporciona o recolhimento dos valores sem a incidência de multa moratória ou de ofício, além de evitar o litígio.

Cerca de 5 mil contribuintes foram identificados pela Receita Federal com indícios de redução indevida de valores de IRPJ e CSLL, decorrentes de exclusões de benefícios fiscais de ICMS das bases tributáveis, mesmo que esses benefícios não tenham impacto nos resultados econômico-financeiros das empresas, por não lhes serem destinados.

Desde o dia 10 de maio, a Receita Federal tem comunicado essa oportunidade aos contribuintes por meio de notas e correspondências. O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, ressalta que a autorregularização possibilita a redução de litígios e oferece uma solução mais eficiente e vantajosa tanto para as empresas quanto para a população brasileira.

Veja também:

Nota Fiscal: Por que e Como Emitir? Qual a Importância?
Governo de São Paulo anuncia aumento de Fiscalização sob as Notas Fiscais, inclusive de pequenas e médias empresas.
Conheça o E-Notas, que é o sistema que automatiza a emissão de notas fiscais, de acordo com as mudanças legais e da jurisprudência! Aproveite o desconto de 25% para o plano anual!

Aqueles que se autorregularizarem antes do início dos procedimentos de fiscalização terão a chance de recolher os valores sem a incidência de multa moratória (20%) ou de ofício (75% ou mais), resultando em um valor substancialmente menor do que o devido em caso de autuação.

Mesmo para os contribuintes que já estão sob fiscalização ou já foram autuados, a regularização dentro do prazo da autuação pode levar a uma substancial redução dos acréscimos, podendo chegar a até 50% do valor da multa. Além disso, é oferecida a possibilidade de parcelamento em até 60 meses e, para os que já foram autuados, redução significativa das multas e juros ao aderir à transação do Programa Litígio Zero.

  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações381
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lucro-presumido-empresas-tem-ate-dia-31-07-para-regularizar-irpj-e-csll-segundo-a-receita-federal/1913705252

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)