Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Maconha: Meu vizinho fuma maconha e o cheiro incomoda. E agora?

    O cheiro da maconha do vizinho incomoda? Medidas penais e civis podem ser adotadas por aqueles que se incomodam com a “maré” que invade o apartamento.

    Publicado por Danielle Saioron
    há 3 anos

    Noite de verão, janelas dos apartamentos do condomínio abertas e começa a entrar aquele cheiro pela janela. A “maré” vem de um desconhecido e incomoda quem não está curtindo a mesma vibe. Um vizinho quebra o silêncio na vizinhança pacata: “Tem maconheiro no prédio!”, grita da janela. Outro dia, uma vizinha incomodada também se irrita: “Fecha a janela, maconheiro!”. Mas, além dos gritos, que outras medidas podem ser tomadas? O uso de maconha não é lícito no Brasil, mas isso não impede que a prática de fumar um baseado seja banal. Enquanto tramitam na Justiça ações sobre a descriminalização do uso da cannabis, aqueles que se sentem incomodados podem recorrer a medidas no âmbito do direito.

    O artigo 1.335 do Código Civil cita entre os deveres dos condôminos: “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes”.

    E a Lei Antifumo (nº 12.546/2011) proíbe “uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público”. Isso facilita a proibição em áreas comuns, como corredores e garagem.

    E se for dentro do apartamento?

    A restrição da Lei Antifumo se aplica a um vizinho que fuma na sacada e a fumaça se espalha para as casas dos outros.

    Mas se o vizinho argumentar que está fumando em seu apartamento e ninguém tem nada com isso?

    De fato, a Constituição Federal prevê que “a casa é asilo inviolável do indivíduo”. Mas isso não significa que o morador possa fazer o que bem entender. O vizinho tem direito à moradia, mas não tem o direito de violar o direito dos outros. A partir do momento que mora em condomínio, tem que respeitar pessoas que vivem em comunidade.




    Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/justiça/o-cheiro-da-maconha-do-vizinho-incomoda-vejaoque-fazer-eyz...

    • Sobre o autorAdvogada
    • Publicações4
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1941
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maconha-meu-vizinho-fuma-maconha-e-o-cheiro-incomoda-e-agora/1282792896

    Informações relacionadas

    Wesley P. Silveira, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Moro em condomínio e o cheiro de maconha vindo do apartamento do vizinho me incomoda. Como resolvo isso?

    O cheiro da maconha do vizinho te incomoda? Veja o que fazer!

    Correio Forense
    Notíciashá 7 anos

    O cheiro da maconha do vizinho incomoda? Veja o que fazer

    Correio Forense
    Notíciashá 5 anos

    O cheiro da maconha do vizinho incomoda? Medidas penais e civis podem ser adotadas!

    Paulo Ricardo Ludgero, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Drogas em condomínio como conduzir o problema.

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Bem lembrado, Dra. Danielle, quanto ao "violar o direito dos outros". Se não estou equivocado, quando fiz meu curso para PM (anos 60), estudei sobre a origem da primeira polícia no mundo. Segundo consta, foi justamente em decorrência do que citou a Dra, ou seja, "respeitar o direito dos outros", daí a necessidade da polícia... continuar lendo