Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida condenação de ex-prefeito de Assis por improbidade

    há 12 anos

    A 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, em sessão do último dia 14, manteve a condenação do ex-prefeito de Assis Carlos Angelo Nobile por improbidade administrativa.

    O Ministério Público havia ajuizado ação civil pública por Nobile ter extrapolado, no exercício de 2001 e 2002, o limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00), de 95%. O Juízo de primeira instância julgou a ação procedente, por entender que o réu agiu com dolo, e o condenou à perda da função pública, ao pagamento de multa civil de cinco vezes o valor da remuneração recebida por ele em 2002, à suspensão dos direitos políticos por três anos e à proibição de contratar com o Poder Público por três anos. Em recurso, o ex-prefeito alegou que não houve nenhum prejuízo ao erário tampouco enriquecimento ilícito.

    Para o desembargador Rebouças de Carvalho, a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal são expressas quanto aos procedimentos a ser adotados a respeito do tema. Conquanto nenhuma dúvida exista acerca da imprescindível limitação dos gastos públicos com pessoal, notadamente em relação à observância dos percentuais dispostos nos artigos 19 e 20 da Lei Complementar nº 101/00, é de se convir que o autor permaneceu dolosamente inerte, decorrendo daí o ato de improbidade administrativa em questão. Ele entendeu, ainda, que as penas aplicadas foram adequadas.

    Os desembargadores Décio Notarangeli e Oswaldo Luiz Palu acompanharam o voto do relator e completaram a turma julgadora.

    Apelação nº 9218651-65.2008.8.26.0000

    Comunicação Social TJSP MR (texto) / AC (foto ilustrativa)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3735
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações267
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-condenacao-de-ex-prefeito-de-assis-por-improbidade/100197204

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)