Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida decisão do TJ-PI sobre nomeação de aprovados em concurso

    há 8 anos

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, negou a Suspensão de Liminar (SL) 962, ajuizada pelo Estado do Piauí contra decisão do Tribunal de Justiça local (TJ-PI) que determinou a nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas em concurso da Secretaria de Saúde em 2011 para o cargo de enfermeiro, em Teresina.

    Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, a decisao do TJ-PI está em consonância com a jurisprudência do Supremo. Ele citou a tese fixada pelo Plenário no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 837311, referente à nomeação de candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital de concurso público, no caso de surgimento de novas vagas durante o prazo de validade do certame.

    Na ocasião, o STF assentou que o “surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, não gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital, ressalvadas as hipóteses de preterição arbitrária e imotivada por parte da administração, caracterizada por comportamento tácito ou expresso do Poder Público capaz de revelar a inequívoca necessidade de nomeação do aprovado durante o período de validade do certame, a ser demonstrada de forma cabal pelo candidato”.

    Requisitos

    O presidente do Supremo destacou que o deferimento de pedido de suspensão exige a presença de dois requisitos: a matéria em debate ser constitucional e a ocorrência de lesão à ordem, à saúde, à segurança ou à economia públicas. Em relação ao primeiro, citou que a controvérsia envolve o princípio do concurso público, previsto no artigo 37, inciso II, da Carta Magna.

    O ministro Ricardo Lewandowski também não vislumbrou o alegado risco de lesão à ordem pública, existindo risco de dano inverso caso seja deferido o pedido formulado pelo estado, citando o parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o qual ponderou que o governo do Piauí se limitou a alegar o risco de lesão às finanças estaduais decorrente do cumprimento da decisao do TJ-PI, sem, no entanto, fazer prova de suas alegações.

    O parecer salientou ainda que o gasto informado pelo estado com a nomeação dos aprovados não considera a remuneração de profissionais contratados temporariamente para o cargo e que o governo piauiense não informou porque, desde 2012, não viabilizou as dotações orçamentárias necessárias à regularização do quadro de servidores estaduais, a fim de promover a substituição dos contratados por profissionais concursados.

    Alegações

    Na SL 962, o estado argumentou que a decisão do tribunal local é capaz de provocar grave lesão à economia pública da unidade da federação, “que terá de uma hora para outra incluir uma cifra de valor exorbitante em sua folha de pagamento”, e a existência do efeito multiplicador, pois só em relação ao concurso em questão, outras pessoas já impetraram mandado de segurança buscando a nomeação.

    RP/FB

    Processos relacionados
    SL 962
    • Publicações30562
    • Seguidores629069
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-decisao-do-tj-pi-sobre-nomeacao-de-aprovados-em-concurso/382488181

    Informações relacionadas

    Contraminuta - TJSP - Ação Concurso Público / Edital - Suspensão de Liminar ou Antecipação de Tutela - de Município de São Paulo

    Correio Forense
    Notíciashá 9 anos

    STF mantém decisão que determinou nomeação de defensores públicos no Piauí

    COAD
    Notíciashá 9 anos

    STF nega suspensão de decisões sobre concurso de secretaria em PE

    PARIZOTTO ADVOGADOS, Advogado
    Notíciashá 7 meses

    STF mantém suspenso concurso da PM/RJ que limitou número de mulheres

    PCI Concursos
    Notíciashá 13 anos

    TCE julga ilegal concurso da Defensoria Pública do Tocantins

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)