Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MC - Governo muda regras para concessão de rádio e TV comercial

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    O Ministério das Comunicações vai adotar novas regras para a concessão de rádios e televisões comerciais no País alterando o antigo Decreto 52.795 que vigora desde 1963. Segundo o Ministro Paulo Bernardo, as novas regras irão prestigiar quem é do ramo, procurando evitar que pessoas entrem nas licitações simplesmente para especular.

    O novo decreto altera os procedimentos licitatórios para outorga dos serviços de radiodifusão e torna o processo mais rápido e eficiente, com atualização de lista de documentação exigida e adequação dos mecanismos às novas exigências de mercado, inclusive impondo a obrigação de apresentação de garantia que hoje não existe e possibilita que empresas sem qualificação participem e ganhem a outorga e tenham dificuldades depois para operar.

    Assim, o interessado em obter a concessão de uma emissora comercial deverá comprovar capacidade financeira e técnica para executar o serviço. Para isso, os participantes da licitação deverão enviar pareceres de dois auditores independentes demonstrando a capacidade econômica da empresa, bem como projeto de investimento demonstrando a origem dos recursos a serem aplicados. Também deverão apresentar balanço patrimonial e demonstrações contábeis, além de documentos referentes à comprovação de idoneidade da entidade e dos seus sócios.

    “No ano passado, recebemos denúncia que pessoas ganharam licitações sem ter a mínima capacidade financeira para isso, explica o ministro Paulo Bernardo. Desde então, o Minicom decidiu suspender os leilões de concessão de novas emissoras de rádio e TV e já encaminhou mais de uma centena de processos para a Advocacia Geral da União por irregularidades.

    Outra medida prevista no decreto determina que a outorga da emissora de rádio ou TV deverá ser paga à vista. Atualmente, o pagamento pode ser dividido em duas vezes. Se a entidade não realizar o pagamento, será desclassificada e será convocado o segundo colocado. Somente depois será assinado o contrato. Em caso de não aprovação da outorga pelo Congresso Nacional, o valor será devolvido, com correção pela taxa Selic.

    Os critérios para avaliação das propostas para definição do vencedor de cada licitação também vão mudar. Eles passam a incluir, além do tempo destinado a programas jornalísticos, educativos, culturais e informativos, o tempo de programas produzidos no município de outorga (produção local) e a programas produzidos por empresas que não mantenham vínculo com empresas ou entidades executoras de serviços de radiodifusão (produção independente).

    Ou seja, segue uma diretriz do artigo 221 da Constituição Federal de valorização da produção local e independente, com o objetivo de ampliar a geração de empregos e fomentar um mercado produtor nas cidades sede das novas outorgas. Queremos com isso empurrar para uma maior profissionalização, destacou o Ministro das Comunicações, depois da audiência com a Presidente Dilma Roussef em que foram decididas as mudanças no Decreto de 1963.

    Novas concessões

    O ministro Paulo Bernardo afirma que após a edição do decreto, os leilões de concessão de emissoras comerciais serão retomados. “Já temos um planejamento para isso e devemos divulgar até março um plano para as concessões deste ano”, revela. O ministério vai elaborar um plano nacional de outorgas para radiodifusão comercial, que contém um calendário de lançamento dos editais de licitação. O objetivo é dar tempo para que os empresários se planejem com antecedência para participar da seleção.

    Pelo novo regulamento de radiodifusão, o Ministro das Comunicações será a autoridade responsável pela emissão do ato de outorga das emissoras de rádio. Já as concessões de TV continuarão sob responsabilidade do presidente da República.

    Fonte: Ministério das Comunicações

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1815
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mc-governo-muda-regras-para-concessao-de-radio-e-tv-comercial/2992660

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 6 anos

    Anatel e Ministério das Comunicações não recomendam aumento da potência das rádios comunitárias

    Ricardo Beraguas, Contador
    Artigoshá 6 anos

    Obrigações das Associações!

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 8 anos

    Rádios comunitárias devem utilizar mesma frequência no município onde funcionam

    Correio Forense
    Notíciashá 16 anos

    Rádio comunitária não pode cobrar anúncio de prefeitura

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Ola boa tarde tenho casa terreno estudio feito no valor de 380 mil resis e mais o carro somando tudo o que eu tenho 500 mil reais.comdissao tenho de sobra meu no e jose carlos da silva tou esperando a quase a des ano uma concessao e esses bandido nao liberao e naondeichao minha inpresa de radio comercial fucionar continuar lendo

    Sou.de.joaquintavora parana.tou com processo fas tenpo esperando ter licitassao para radio comercial fm.7 anos que espero.tenho prapriadade e tudo feito formato cem porcento continuar lendo

    Boa tarde ate quando vou esperando a concessao de radio difusao fm comercial para o parana joaquintavora e esse gilberto cassabre e um vagabundo atrapalhou a vida de muintas pessoas e esse.vagabundo continuar lendo

    Bom dia.eu tenho processo em Brasília para radio comercial.tenho.casa te bens material estúdio.pronto carro e dinheiro.no banca torto feita ok tudo atinge 500nmilnreais continuar lendo