Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Junho de 2024

Médico irá a júri popular em Campo Belo por crime de aborto

Acusado pode pegar até 12 anos de prisão. Julgamento será no dia 6 de maio

Um médico de Campo Belo irá a júri popular na terça-feira, 6 de maio às 9h, quando será julgado por crimes de aborto. Ele foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com base em Procedimento Investigatório Criminal conduzido pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Belo, e é acusado pela prática de três crimes de aborto com o consentimento das gestantes.

As mães que interromperam a gravidez tiveram a prescrição do crime reconhecida pela Justiça e não serão julgadas. Caso o médico seja condenado, poderá pegar até 12 anos de prisão.

No curso do processo, atendendo a pedido do MPMG, o Judiciário chegou a suspender o exercício da medicina pelo acusado, sob o argumento de que, embora o Direito ao Trabalho seja uma garantia constitucional, o direito à vida também o é. Não é razoável, pois, que se garanta ao denunciado o direito ao trabalho se, através de sua atividade profissional, possivelmente possa vir a colocar em risco a vida de nascituros. A decisão, porém, foi reformada em segunda instância.

Segundo testemunhas, as mães procuravam a clínica e após a consulta pediam para falar a sós com o médico. Nas fichas clínicas, constava o registro de gravidez, indicando o número de semanas da gestação e depois de dois ou três atendimentos, não muito distantes um do outro, as pacientes não retornavam mais. Além disso, a agenda do consultório mostrava que elas seriam submetidas a procedimento de curetagem, comumente realizado depois da prática de abortos.

Segundo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Avanzi de Almeida, trata-se de processo raríssimo, quiçá um dos únicos no Brasil, em que um médico é acusado da prática de abortos e levado a julgamento pelo Tribunal Popular. (MPMG)

  • Publicações10611
  • Seguidores98
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações221
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medico-ira-a-juri-popular-em-campo-belo-por-crime-de-aborto/118194919

Informações relacionadas

Petição - TJBA - Ação Aborto Provocado por Terceiro - Inquérito Policial - de Polícia Civil do Estado da Bahia

Lucas Borim, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

A Responsabilidade Agravada do Genitor na Prática do Crime de Aborto no Brasil

Tribunal de Justiça do Paraná
Jurisprudênciahá 22 anos

Tribunal de Justiça do Paraná TJ-PR - Recurso em Sentido Estrito: RSE XXXXX PR Recurso em Sentido Estrito - 0121221-1

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)