Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

MercadoLivre não pode ser responsabilizado por venda de produto falsificado em seu site

Juiz considerou que a atividade do site é apenas anunciar, semelhante aos classificados em jornais impressos.

Publicado por Renata Vieira
há 8 anos

O MercadoLivre não será responsabilizado por venda de produto falsificado em seu site. A decisão é do juiz de Direito Bruno Paes Straforini, da vara única de Santana de Parnaíba/SP, que negou o pedido de uma empresa para suspender as vendas de produtos que estariam violando seu direito de marca.

O magistrado considerou que, embora tenha ocorrido no MercadoLivre a efetiva comercialização, por terceiros, de produtos contrafeitos em violação a direito da autora, tal fato, por si só, não serve para caracterizar a responsabilidade do site.

De acordo com o juiz, a atividade empresarial desenvolvida pelo MercadoLivre afasta por completo a sua responsabilidade pelos danos suportados pela autora, uma vez que cabe a ele apenas a veiculação de anúncios de produtos comercializados por terceiros.

"A atuação do réu em muito se assemelha à figura dos 'classificados' veiculados no jornais de circulação física. Nunca se exigiu que o jornal verificasse a qualidade do produto anunciado em suas páginas. Da mesma forma não se pode exigir que o réu averigue a qualidade de tudo que é anunciado em seu site por terceiros, ou mesmo verifique se está ocorrendo a comercialização de produtos contrafeitos."

Assim, a ação foi julgada improcedente.

  • Sobre o autorRenata Vieira, Profissional zelosa e ética, sempre disposta a ajudar
  • Publicações28
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mercadolivre-nao-pode-ser-responsabilizado-por-venda-de-produto-falsificado-em-seu-site/397353480

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Por isso que quando compra tem que verificar que o vendedor tem muita qualificação positiva porque são vendedores confiáveis. E fugir de importados. continuar lendo

O comprador só libera o dinheiro depois de qualificar, neste caso identificando que é falsificado o mercado livre deveria devolver o dinheiro pro comprador e não ficar alegando que o "produto" foi enviado já resolveria muitos problemas. continuar lendo

Há uma diferença
O mercado livre intermedia a negociação . Já os classificados não. continuar lendo