Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Micro e Pequenas Empresas com grau de risco 1 e 2 não estão mais obrigadas a realizar PPRA e PCMSO.

No último 30 de julho o Ministério da Economia publicou as portarias nº 915, 916 e 917, alterando as NR´s 01 e 12, e criando o grupo de trabalho para revisão da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST.

A Norma Regulamentadora Nº 1 (NR 01) é a que traz as orientações gerais sobre as normas de segurança, e a Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12) trata da Segurança no manuseio de Máquinas e Equipamentos, e a vigência das novas normas entra em vigor no prazo de 45 dias da publicação, ou seja, a partir de setembro deste ano.

Para o setor de serviços, a maior alteração diz respeito a não obrigatoriedade de que as empresas enquadradas como MEI, ME e EPP possuam o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

Mas atenção, porque a normativa não tem efeitos retroativos e havia obrigatoriedade até então para todos os perfis empresariais.

Da mesma forma, o empregador para comprovar sua condição de isento deverá:

- ser empresas com grau de risco 1 e 2, nos termos da NR 04;

- possuir “declaração digital de inexistência de riscos químicos, físicos e biológicos”, que deve ser emitida pelo profissional de Saúde e Segurança no Trabalho regularmente habilitado;

- divulgar as informações aos trabalhadores.

É importante ainda ressaltar que a portaria não elimina a necessidade de realização dos Exames Médicos Admissional, Periódico e Demissional - ASO´s.

Acesse a integra da NR em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portarian915-de-30-de-julho-de-2019-207941374

  • Publicações7
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12556
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/micro-e-pequenas-empresas-com-grau-de-risco-1-e-2-nao-estao-mais-obrigadas-a-realizar-ppra-e-pcmso/747186047

Informações relacionadas

COAD
Notíciashá 4 anos

Aprovado novo texto da NR-7 que trata do PCMSO

Simone Kizzy Alves, Advogado
Artigoshá 8 anos

Adicional de Periculosidade e o trabalho em caixa de Posto de Combustíveis

Willams Melo , Advogado
Modeloshá 4 anos

Declaração de Hipossuficiência Econômica

Contestação - TRT03 - Ação Acidente de Trabalho - Atord - contra Bernardes de Souza Supermercados

Carlos Modanês, Advogado
Artigoshá 8 anos

O empregador está obrigado a elaborar e implementar o PPRA e o PCMSO em seu estabelecimento?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Qual portaria ou documento que desobrigou as ME com risco 1 e 2? continuar lendo

O que muda a partir de janeiro 2022? Sou ME só tenho 1 funcionário meu CNAE é 47.44-0-05 - Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente - Somos revenda de piscinas e produtos para piscina continuar lendo