Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Militar aprovado em concurso não pode ter demissão condicionada ao pagamento de indenização por despesas com sua formação

    A 8ª Turma Especializada do TRF-2ª Região, de forma unânime, entendeu ser cabível a demissão ex offício (de ofício) e a transferência para a reserva de Oficial das Forças Armadas aprovado em concurso público para o cargo de Agente Fiscal de Rendas da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. A Administração Militar condicionou o desligamento ao pagamento de indenização correspondente a cursos, estágios e estudos realizados pelo militar.

    A decisão do TRF se deu em resposta a apelação em mandado de segurança apresentada pela União contra a sentença da 9ª Vara Federal do Rio, que já havia proferido decisão favorável ao militar. De acordo com a sentença de primeiro grau, a indenização deverá ser apurada através de processo administrativo, e, em caso de decisão favorável à União, disporá esta das vias adequadas para a competente cobrança.

    Para o relator do caso no Tribunal, desembargador federal Raldênio Bonifacio Costa, as Forças Armadas não podem se negar a conceder a demissão de militar sob o argumento de que o mesmo não ressarciu as despesas com sua formação. Condicionar deferimento de pedido de demissão ao prévio pagamento, pelo militar, de indenização por cursos realizados, encontra-se em total dissonância com os princípios preconizados pela Constituição Federal de 88 e com direitos por ela consagrados, como a liberdade de ir e vir e o livre exercício profissional, explicou.

    Proc.: 1999.02.01.036039-9

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações391
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/militar-aprovado-em-concurso-nao-pode-ter-demissao-condicionada-ao-pagamento-de-indenizacao-por-despesas-com-sua-formacao/957982

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Militar aprovado em concurso pode se afastar para fazer curso de formação

    Notíciashá 18 anos

    Mantida decisão que obriga Marinha do Brasil a permitir demissão de militar

    Advocacia Concurso, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Sou concursado, mas passei em outro concurso, o que fazer?

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 13 anos

    Militar tem direito de se desligar do Exército independente de ressarcir despesas com formação

    Gerson Aragão, Defensor Público
    Artigoshá 7 anos

    Dúvida de concurseiro: Sou concursado, mas passei em outro concurso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)