Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MINISTÉRIO PÚBLICO E JUSTIÇA DO TRABALHO FIRMES NA CONDENAÇÃO AO LABOR RURAL DEGRADANTE

    Em Ação Civil Pública apresentada na Vara do Trabalho de Itapira,

    o Ministério Público obteve reconhecimento de dano moral coletivo

    a 235 rurícolas, entendimento mantido pelo Tribunal

    Já em 1ª Instância, o juízo condenou as rés ao pagamento de indenização por dano moral coletivo, aceitando o valor atribuído à causa (cerca de R$ 1.700.000,00) por entendê-lo condizente com a repercussão social dos atos comissivos e omissivos praticados por uma das recorrentes.

    Em recurso, as empresas voltaram a discutir sua legitimidade passiva na demanda, por questões que envolviam efetiva constituição de mesmo grupo econômico ou distinção comercial entre matriz e filial. Desfavorável a tese da ilegitimidade passiva e confirmada a legitimidade do Ministério Público do Trabalho para ajuizar Ação Civil Pública em defesa de interesses individuais homogêneos, o desembargador Edmundo Fraga Lopes lembrou que a origem da discussão remetia à terceirização ilícita de serviços praticada pelas recorrentes. Edmundo Fraga recordou as infrações observadas em Processo para concluir que “o dano moral aos trabalhadores é evidente e salta aos olhos, pois foram tratados de forma indigna e afrontosa aos mais básicos direitos dos cidadãos e dos trabalhadores, insculpidos na Constituição da República”. Para o relator, o dano moral do caso é tão evidente que dispensaria prova (artigo 334, IV do CPC), bastando que cada um se imaginasse “no árduo trabalho da lavoura canavieira, sem o equipamento necessário, sem água fresca e potável e em quantidade suficiente e transportados em condições sub-humanas...”.

    A 2ª Turma protagonizou votação unânime, mantendo a condenação das recorrentes inclusive quanto aos valores arbitrados. (Processo 112300-53.2007.5.15.0118 ; Acórdão 13674/10)

    • Publicações8277
    • Seguidores631949
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-e-justica-do-trabalho-firmes-na-condenacao-ao-labor-rural-degradante/2128915

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)