Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro rejeita recurso contra acórdão do julgamento de ações sobre execução provisória da pena

    há 6 anos

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), não conheceu (julgou inviável a tramitação) de recurso interposto contra acórdão referente ao julgamento em que o Plenário, por maioria, indeferiu medida cautelar nas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, relativas à execução da pena após julgamento em segunda instância. O ministro entendeu que as questões trazidas no recurso (embargos de declaração), em sede meramente cautelar, serão analisadas de maneira mais eficaz e definitiva na apreciação do mérito das ações.

    Foram apresentados embargos de declaração pelo Instituto Ibero Americano de Direito Público (IADP), na qualidade de amicus curiae, com efeitos infringentes (modificativos), contra o julgado que negou a liminar em outubro de 2016. O objetivo do recurso, segundo verificou Fachin, é promover a alteração do resultado do julgamento, vedando-se o início da execução criminal após a condenação em segundo grau de jurisdição.

    O recurso foi rejeitado pelo ministro Fachin, uma vez que ele é redator para o acórdão da liminar. Na ocasião, ficou vencido o relator das ADCs, ministro Marco Aurélio. Em sua decisão, Fachin explicou que o recurso em questão se torna desnecessário, pois o mérito da causa foi liberado pelo relator para julgamento.

    Leia a íntegra das decisões na ADC 43 e na ADC 44.

    FT/CR

    Processos relacionados
    ADC 43
    ADC 44

    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-rejeita-recurso-contra-acordao-do-julgamento-de-acoes-sobre-execucao-provisoria-da-pena/558091537

    Informações relacionadas

    Dr Francisco Teixeira, Advogado
    Notíciashá 5 meses

    Decisão do STJ em recurso contra acórdão que confirma pronúncia não é causa interruptiva de prescrição

    Valdeir Lima, Bacharel em Direito
    Modeloshá 4 anos

    Recurso inominado Juizado Especial Cível Federal

    Ana Luiza Castro, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Recurso inominado Juizado Especial Federal

    Eduardo Lima Donatelli, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação De Concessão De Auxílio-Doença (B31) e/ou Aposentadoria Por Invalidez (B32) Com Pedido De Tutela Liminar De Urgência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)