Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Moradores denunciam envenenamento de cães em Irapuru (SP)

    Na última semana, uma sequência de mortes de diversos cães apavorou moradores do bairro CECAP em Irapuru (SP). A suspeita pelos sintomas que os animais apresentaram antes da morte é a de que foram envenenados.

    “Aqui no bairro, além do meu cachorro, sei de outros três cachorros e também dois gatos que morreram com os mesmos sintomas, e houve um caso em que a moradora ainda conseguiu socorrer e salvar o seu cachorro que também foi envenenado. Tudo isto em um curto espaço de tempo, o que nos leva a suspeitar de que a mesma pessoa agiu deliberadamente pra fazer esta matança” – desabafa um dos moradores que teve o seu cão envenenado.

    Os maus-tratos de animais, no qual está incluído o envenenamento intencional, além de ser uma grande crueldade também é crime previsto em lei. De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais de 1998, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, mais multa. Mas embora a lei ofereça dispositivos para punir os criminosos, muitas barbaridades ainda são cometidas contra os animais.

    Outro ponto que pode incriminar, não somente quem envenena, mas também quem comercializa venenos, é o uso de substâncias proibidas ou controladas, como é o caso do raticida popularmente conhecido como “chumbinho”. O responsável pode ser enquadrado em crime contra a saúde pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal). Neste caso, a pena prevista de reclusão é de 10 a 15 anos de prisão.

    De acordo com especialistas em medicina veterinária os sintomas mais comuns nas intoxicações por venenos em cães e gatos são: quadros convulsivos; apatia, onde o animal não responde a estímulos e há mudança brusca do comportamento normal; salivação excessiva, misturada ou não com vômitos; bem como a ocorrência de fortes tremores musculares ou fraqueza, não conseguindo o animal ficar de pé; e ainda podendo apresentar sangue na urina e ou diarreia.

    As estatísticas mostram que apenas uma pequena parcela dos animais sobrevive ao envenenamento, o que pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte de um animal nestes casos é o socorro imediato, procurando um médico veterinário que tomará as devidas providências no sentido de tentar desintoxicar e salvar o animal.

    Denúncias contra maus tratos de animais e crimes ambientais podem ser feitas por meio da Polícia Militar, que encaminhará o caso a Policia Ambiental.

    Fonte: A Voz

    Comments

    comments

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moradores-denunciam-envenenamento-de-caes-em-irapuru-sp/420363255

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)