Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MP quer afastar conselheiro tutelar de Novo Gama filiado a partido político

    Por violar o Edital nº 001/2010 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a promotora de Justiça Cláudia Gomes está pedindo liminarmente o afastamento do conselheiro tutelar Ranieri Gonçalves do cargo.

    A promotora explica que o edital, ao convocar para as eleições dos membros do conselho para a gestão 2010-201, estabelece que somente poderiam concorrer ao pleito os candidatos que preenchessem determinados requisitos, entre eles a apresentação da negativa de filiação político partidária.

    Apresentando os documentos regularmente, Ranieri foi eleito em agosto de 2010 para o cargo. Entretanto, em setembro do ano passado, o conselheiro filiou-se a partido político, o que afronta a legislação municipal e as orientações de atuação dos conselheiros tutelares, esclarece Cláudia Gomes.

    O conselheiro, inclusive, encaminhou expediente ao presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes informando sua intenção de efetivamente concorrer ao cargo de vereador nas eleições deste ano.

    Em 2008 entrou em vigor no município lei que prevê a perda de mandato do conselheiro tutelar no caso de exercício de atividades político-partidárias, ou seja, unicamente a filiação a partido político já é motivo para a perda do mandato, observa a promotora.

    O Ministério Público, então, requer o imediato afastamento do conselheiro de suas funções, determinando-se que o conselho convoque suplente para ocupar a vaga, conforme ordem de classificação obtida nas eleições, e que essa medida seja comunicada à Secretaria Municipal de Finanças para a suspensão do pagamento do subsídio a Ranieri, a partir da convocação do novo membro do órgão.

    No mérito, pede-se a confirmação da liminar, com a cassação do mandato de Ranieri, sua destituição do cargo e nomeação de suplente. (Cristiani Honório dos Santos / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações416
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-quer-afastar-conselheiro-tutelar-de-novo-gama-filiado-a-partido-politico/3126200

    Informações relacionadas

    Notíciashá 13 anos

    Pleno entende que vedação proposta em lei à filiação de conselheiros tutelares a partidos políticos é constitucional

    Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Cassação de Candidatura ao Cargo de Conselheira Tutelar C.C. Nulidade de Atos Jurídicos com Pedido de Tutela Antecipada - Mandado de Segurança Cível - de Município de Presidente Prudente

    Recurso - TJSP - Ação Atos Administrativos - Direta de Inconstitucionalidade - de Partido Socialismo e Liberdade - Psol - Diretório Estadual contra Presidente da Câmara Municipal de Rio Claro e Prefeito do Município de Rio Claro

    Promotores acionam conselheiro tutelar da Região Centro Sul de Goiânia

    Ailto Roberson Seibert, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Mandado de Segurança c/ Pedido Liminar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)