Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

MP-SP denuncia Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Promotor Cassio Conserino entrou com processo no Forum da Barra Funda. MP investiga envolvimento de Lula com apartamento triplex no Guarujá.

Publicado por Penalista Ninja
há 8 anos

http://www.youtube.com/embed/Bkz-QPlPiQo

O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça nesta quarta-feira (9) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por crime de estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro por causa da suposta compra do triplex em Guarujá. O promotor Cassio Conserino entrou na 4ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, de São Paulo, com denúncia criminal contra o ex-presidente Lula. As informações são da TV Globo.

Dezesseis pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-presidente Lula, a ex-primeira dama dona Marisa Letícia e um dos filhos de Lula, Fabio Luís Lula da Silva, que seriam beneficiários do triplex. Os crimes cometidos em empreendimentos da Bancoop – cooperativa dos bancários – que foram repassados posteriormente à construtora OAS.

O Ministério Público de São Paulo investiga irregularidades na construção e venda dos apartamentos do condomínio Solaris. Os promotores paulistas suspeitam que a OAS tenha reservado o imóvel para o ex-presidente Lula e a família dele. E que o ex-presidente tenha comprado o triplex. Pelo menos 100 pessoas já foram ouvidas nas investigações em São Paulo, entre elas moradores, corretores e funcionários do prédio.

A investigação do MP de São Paulo, porém, é independente da Lava Jato, que na 22ª fase apura se os apartamento do condomínio foram usados para repasse de propina.

O Instituto Lula nega que o ex-presidente seja dono do apartamento. Em nota divulada no dia 31 de janeiro, a assessoria do ex-presidente argumenta que ele nunca foi dono do apartamento, mas somente proprietário de cotas de um projeto da Bancoop, cooperativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, adquiridas por sua esposa, Marisa Letícia. A cooperativa se tornou insolvente e transferiu imóveis inacabados para a construtora OAS. O texto diz que a família do ex-presidente Lula investiu R$ 179.650,80 na compra da cota, que foi declarada à Receita e ao Tribunal Superior Eleitoral, segundo a assessoria do petista.

"Marisa Letícia tornou-se associada à Bancoop e adquiriu uma cota-parte para a implantação do empreendimento então denominado Mar Cantábrico, na praia de Astúrias, em Guarujá, balneário de classe média no litoral de São Paulo", diz o início da nota. O empreendimento mudou de nome – para Solaris – após a OAS assumir a construção do prédio.

"Quando o empreendimento Mar Cantábrico foi incorporado pela OAS e passou a se chamar Solaris, os pagamentos foram suspensos, porque Marisa Letícia deixou de receber boletos da Bancoop e não aderiu ao contrato com a nova incorporadora", afirma o Instituto Lula.

MP-SP denuncia Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideolgica

Visita ao condomínio

O Instituto Lula afirma, ainda, que o ex-presidente visitou o apartamento triplex de número 164-A acompanhado de sua esposa e do então presidente da OAS, Léo Pinheiro, preso na Operação Lava Jato.

"Lula e Marisa avaliaram que o imóvel não se adequava às necessidades e características da família, nas condições em que se encontrava. Foi a única ocasião em que o ex-presidente Lula esteve no local", diz a nota.


Extraído de G1 - Globo

  • Sobre o autorRevelando os Segredos do Direito Penal
  • Publicações22
  • Seguidores2100
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3346
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-sp-denuncia-lula-por-lavagem-de-dinheiro-e-falsidade-ideologica/312724654

Informações relacionadas

Rodrigo Castello
Artigoshá 12 anos

Persecução criminal - "persecutio criminis"

Penalista Ninja
Artigoshá 8 anos

Ação Penal Privada e suas espécies

20 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deveriam decretar a prisão preventiva. Livre poderá vir a prejudicar o procedimento com a sua influência política.

Não ajoelhou? Então agora reza cumpanheiro. Não mandou que enfiassem o processo. Agora taí. Aguenta cabra macho! continuar lendo

Já foi pedida a prisão preventiva pelo MP SP segundo noticias divulgadas hoje por volta das 17:30 hs. Agora depende somente da Juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. Portanto, Lula pode ser preso a qualquer momento. continuar lendo

É uma pena que pessoas desse nível estão com tanto poder em nossa nação.
Por isso vou avançar cada dia mais para o meu alvo estudar mais e mais para ajudar a mudar a nossa pátria!!! continuar lendo

Não vejo nada até agora, o MP pode dizer e solicitar o que bem entender, caso a denúncia seja aceita pela Justiça, ai sim, volto a comentar, mas pelo jeito já foi até sentenciado e transitou em julgado. continuar lendo

A casa ta ruindo, digo, o triplex... continuar lendo