Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF de Novo Hamburgo ajuíza nova Ação Civil Pública, relacionada ao Hospital Bom Jesus de Taquara/RS

    Não exigência do CEBAS e previsão de participação do Conselho Municipal de Saúde, no Edital de Concorrência n° 01/2018, são requeridas na ACP

    Vinculada à ACP 5015068-73.2017.404.7108, na qual houve a determinação do afastamento do ISEV e a nomeação de gestor provisório para o nosocômio, a nova ACP (5019447-23.2018.4.04.7108) visa à condenação do município de Taquara e do Prefeito Tito Lívio Jaeger Filho à obrigação de fazer, consistente na reabertura do Edital de Concorrência nº 01/2018, para não exigir a apresentação, por parte das entidades proponentes, de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS), como requisito à habilitação à licitação para Permissão de Uso de bens móveis e imóveis, com a finalidade de manutenção do Hospital Bom Jesus para atendimento prioritariamente pelo SUS (3.1, item XVI).

    Outrossim, tem-se como objetivo que seja prevista a participação do Conselho Municipal de Saúde de Taquara no acompanhamento e fiscalização do cumprimento do contrato, inclusive na prestação de contas, a ser pactuado com o licitante vencedor.

    Previamente ao ajuizamento desta ACP, já havia sido expedida recomendação ao município e ao seu prefeito, todavia, ao contrário do que noticiado em jornais locais, ela não foi atendida.

    Segundo o procurador da República Bruno Alexandre Gütschow, responsável pelo caso, a exigência do CEBAS para a participação no certame é desarrazoada e prejudicial ao interesse público, visto que o requisito configura uma restrição quantitativa e qualitativa à participação de entidades com atuação na área de saúde, ferindo o princípio da isonomia. Ademais, a exigência é indevida, pois o CEBAS é uma titulação específica para determinadas entidades beneficentes que pretendem o gozo de certos benefícios, dentre os quais a imunidade de contribuições sociais, e o art. 199, § 1o, da Constituição Federal coloca no mesmo plano de preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    Em outras palavras, a qualificação ou não de determinada entidade como CEBAS pertine a interesses de fundo meramente tributários, e não à necessidade do serviço, que é ao que serve a disciplina que regulamenta o regime licitatório.

    Por fim, quanto à previsão de participação do Conselho Municipal de Saúde de Taquara, menciona-se que a Constituição Federal de 1988 prevê a necessidade de participação comunitária nas ações e serviços públicos de saúde. Outrossim, a Lei nº 8.142/90 estabelece que a participação da comunidade, na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), dar-se-á através do Conselho de Saúde.

    A atuação popular, nas palavras de Saulo Lindorfer Pivetta, "é importante mecanismo de controle e avaliação da atuação dos gestores públicos, seja para fiscalizar a adequada utilização dos recursos orçamentários destinados às ações sanitárias, seja para avaliar a execução das políticas públicas (identificando pontos falhos e possíveis medidas de melhoria)".

    Diante desse contexto, requereu-se, em tutela de urgência antecipada, a reabertura do Edital de Concorrência nº 01/2018, com as modificações propostas pelo Órgão Ministerial.

    • Publicações1345
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-de-novo-hamburgo-ajuiza-nova-acao-civil-publica-relacionada-ao-hospital-bom-jesus-de-taquara-rs/623726579

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)