Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PE consegue condenação de empresário por sonegação e falsidade ideológica

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) obteve na Justiça a condenação do empresário Antônio Ferreira de Araújo, pelos crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica. De acordo com denúncia oferecida pelo MPF em 2004, a Planomed Sociedade de Assistência Médica e Serviços Sociais Ltda., pertencente ao acusado, omitiu receitas pela não comprovação da origem de recursos mantidos na conta corrente da empresa, nos anos de 1998 e 1999, apesar de declaração de inatividade apresentada à Receita Federal. Os valores movimentados somam mais de R$ 9,5 milhões.

    Como não foi fornecido nenhum documento que comprovasse a origem da quantia movimentada na conta da empresa, o MPF concluiu que o objetivo de manter os valores à margem da declaração de rendimentos e da tributação federal era se eximir do pagamento de tributos. O MPF também apurou que a Planomed passou cinco anos sem recolher valores relativos a tributos federais e que só reconheceu estar em atividade após ter conhecimento da ação fiscal que constatou os crimes. O valor sonegado foi de R$ 5.144.088,38, em valores históricos.

    Segundo o MPF, o crime de falsidade ideológica foi cometido em alterações contratuais da Planomed e da Pró-Social, também de Antônio Ferreira de Araújo, que transfeririam as empresas para supostos novos sócios. Entretanto, foi apurado que a mudança nunca chegou a ser registrada junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

    A Justiça Federal acatou os argumentos do MPF, condenando Antônio Ferreira de Araújo a 13 anos e oito meses de reclusão pelos crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica (artigos e 299º do Código Penal, respectivamente), a serem cumpridos em regime fechado, também aplicando ao empresário o pagamento de multa de 28,5 salários mínimos. O réu poderá apelar em liberdade.

    Processo nº 2004.83.00.013722-9 4ª Vara Federal em Pernambuco

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Pernambuco

    (81) 2125-7348

    ascom@prpe.mpf.gov.br

    http://www.twitter.com/mpf_pe

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pe-consegue-condenacao-de-empresario-por-sonegacao-e-falsidade-ideologica/2423264

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)