Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PE consegue condenação de quadrilha que clonava cartões bancários

    há 14 anos

    A partir de denúncia do Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE), a Justiça Federal condenou dez pessoas envolvidas num esquema de saques e compras fraudulentos em estabelecimentos comerciais, após clonagem de cartões bancários de clientes da Caixa Econômica Federal (CEF). A denúncia foi ajuizada pelo procurador da República Luciano Rolim, num desdobramento da Operação Espelho, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado, quando foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

    Os líderes da quadrilha, Raimundo Nonato de Lima e Diego Joaquim Duarte de Lima, foram condenados a dez anos, sete meses e quinze dias de prisão, pela prática dos crimes de formação de quadrilha e furto qualificado. Os demais envolvidos receberam penas que variam de quatro anos e seis meses a nove anos e dez meses de reclusão.

    De acordo com a denúncia do MPF/PE, para a execução das fraudes, o grupo acoplava, nos caixas eletrônicos da CEF, dispositivos conhecidos como chupa-cabra, que possibilitavam a obtenção dos dados magnéticos e senhas dos cartões utilizados. O processo de obtenção de senhas também era reforçado com o uso de microcâmeras. Os dados eram repassados para cartões genéricos, com anotações das senhas correspondentes a partir das imagens captadas pelas câmeras.

    Foi apurado, ainda, que os acusados tiravam proveito do convênio existente entre a CEF e as casas lotéricas, que permitem a realização de saques e pagamentos apenas com o uso do cartão bancário, digitação de senha numérica sem a necessidade da senha formada por letras e data de nascimento dos correntistas.

    A data de nascimento dos correntistas era obtida por funcionários terceirizados da CEF que exerciam atividades típicas dos empregados da Caixa, o que caracteriza desvio de função, em desrespeito à regra constitucional que exige concurso público em empresa pública. Os terceirizados Vitor Hugo Pereira Gabriel e Luciana Pereira dos Santos eram contratados pela empresa Brasília Informática e trabalhavam em agências nas cidades de Icaraí (RJ) e Niterói (RJ), respectivamente. Os dados obtidos eram repassados a Mário Cézar Costa, conhecido como Marinho, que os encaminhava à quadrilha.

    Nº do processo: 0001220-71.2009.4.05.8300 4ª Vara Federal

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Pernambuco

    (81) 2125-7348

    ascom@prpe.mpf.gov.br

    http://www.twitter.com/mpf_pe

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pe-consegue-condenacao-de-quadrilha-que-clonava-cartoes-bancarios/2206077

    Informações relacionadas

    Alexandre Atheniense, Advogado
    Notíciashá 13 anos

    MPF obtém condenação de nove pessoas por crimes cibernéticos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CRIMINAL (ACR): APR XXXXX-37.2017.4.01.3802

    Vanessa André de Paiva, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de divórcio litigioso com partilha de bens

    Operação Nerd II: condenados 12 hackers por formação de quadrilha, furto qualificado e lavagem de dinheiro

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    Juiz condena grupo por furto qualificado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)