Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF obtém condenação de nove pessoas por crimes cibernéticos

    Publicado por Alexandre Atheniense
    há 13 anos

    Sentença atende a denúncias que acusavam criminosos pela prática de cibercrimes. Somadas, penas chegam a 43 anos e quatro meses de reclusão

    O Ministério Público Federal em Goiás obteve mais um êxito no combate ao cibercrime. Dessa vez, a Procuradoria da República em Goiás conseguiu a condenação de mais nove pessoas envolvidas em furtos cibernéticas, denunciados em 2005. Em sentença, a 5ª Vara da Justiça Federal atendeu aos pedidos do MPF contidos na sexta denúncia de sete movidas contra 50 pessoas que praticavam crimes cibernéticos. Se somadas, as penas de todos os réus chegam a 43 anos e quatro meses de reclusão. Agora, há apenas mais uma denúncia em trâmite na Justiça.

    Nessa decisão judicial, foram sentenciados: Etelvino de Araújo Castro Neto, Alessandro Noronha Neves, Marcelo Vieira Torres, Gleypson dos Santos Loreno, Herivelton Ribeiro da Luz, Tarleys Milhomem dos Santos, Wheber Alves de Oliveira, Ronaldo Ribeiro de Lima e Weslley Cardoso dos Reis. Eles foram condenados por furto qualificado (no art. 155, § 4º do Código Penal). Além disso, seis pessoas desse grupo foram condenadas por formação de quadrilha (art. 288 do mesmo Código).

    Os sentenciados realizavam os chamados furtos eletrônicos. Eles espalhavam, via internet, “vírus” que monitoravam e capturavam informações inseridas pelo usuário, conhecidos como “cavalo de troia”. Essas informações eram encaminhadas para um servidor ou para a caixa de e-mail dos criminosos. Com os dados bancários das vítimas, integrantes do grupo acessavam a conta dos usuários e transferiam os valores para contas de “laranjas”. Foram vítimas do grupo a Caixa Econômica Federal e o Bradesco.

    “A captura de senhas e dados bancários, por meio do envio de emails forjados, utilizando a identidade de entidades confiáveis, permitiu o acesso pelos criminosos a contas de terceiros, ocasionando prejuízos financeiros às instituições bancárias”, explica o procurador da República Daniel de Resende Salgado, autor da ação penal.

    Em 2005, o MPF apresentou sete denúncias à Justiça acusando diversos grupos de prática de crimes cibernéticos. Um ano depois, a Justiça condenou quatro pessoas. Outras três sentenças foram proferidas nos anos seguintes, condenando mais 19 envolvidos. Em agosto de 2009, outras três pessoas foram sentenciadas.

    Siga o DNT no Twitter: @dnt_atheniense Curta nossa página no Facebook: clique aqui

    • Sobre o autorAdvogado, Consultor de TI, Professor e Perito na área de Direito Digital
    • Publicações1909
    • Seguidores185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-obtem-condenacao-de-nove-pessoas-por-crimes-ciberneticos/2883067

    Informações relacionadas

    Operação Nerd II: condenados 12 hackers por formação de quadrilha, furto qualificado e lavagem de dinheiro

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CRIMINAL (ACR): APR XXXXX-37.2017.4.01.3802

    Vanessa André de Paiva, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de divórcio litigioso com partilha de bens

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 14 anos

    MPF/PE consegue condenação de quadrilha que clonava cartões bancários

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    Juiz condena grupo por furto qualificado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)