Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE denuncia técnico em segurança do trabalho por estelionato

    há 13 anos

    O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) denunciou à Justiça Federal o técnico em segurança do trabalho, Valter Ferreira Rocha, pela prática do crime de estelionato por emitir laudos técnicos de condições ambientais do trabalho (LTCAT) sem autorização legal.

    O denunciado é acusado de ludibriar os seus clientes fazendo-os acreditar que era engenheiro do trabalho (com aptidão para emitir LTCAT), graduação que nunca possuiu. Utilizando-se do falso título, Valter Ferreira emitiu mais de 380 laudos de forma ilegal.

    O laudo técnico de condições ambientais do trabalho tem a função de atestar pericialmente que um empregado laborou em condições desfavoráveis, majorando, em consequência, o tempo a ser contabilizado na concessão do benefício previdenciário. O procurador da República, Eduardo Botão Pelella, explica que o LTCAT só pode ser emitido por um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança do trabalho nos termos da legislação trabalhista.

    Durante as investigações, verificou-se que o denunciado tinha conhecimento das limitações da sua condição de técnico, mas utilizava-se do título de engenheiro de segurança em suas negociações para a confecção dos laudos. Valter Ferreira confessou não só emissão ilegal dos laudos, bem como que subscreveu alguns LTCAT sem sequer ter ido ao local em questão.

    Apesar de não possuir graduação na área de Engenharia ou Arquitetura, como exige a lei, Valter Ferreira conseguiu obter o certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tal certificado foi emitido pela faculdade Pio Décimo em janeiro de 2007, numa afronta ao texto legal.

    O denunciado está sujeito à aplicação das penalidades previstas no artigo 171, , do Código Penal. O MPF já instaurou procedimento para investigar a responsabilidade da Pio Décimo pela emissão do certificado.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Sergipe

    (79) 3301-3874 / 3301-3837 / 9931-6732

    ascom@prse.mpf.gov.br

    Twitter: @mpf_se

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações512
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-denuncia-tecnico-em-seguranca-do-trabalho-por-estelionato/2594711

    Informações relacionadas

    ALEIXO ADVOCACIA, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Responsabilidade Civil x Responsabilidade Penal

    Justiça do Trabalho condena médico por omissão; empresa americana paga R$ 1 milhão por provocar adoecimento de trabalhadores

    Parentoni Advogados , Advogado
    Artigoshá 12 anos

    Breves considerações sobre a prova no processo penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)