Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/TO denuncia médico que usou informações falsas para acumular cargos

    Acusado que pleiteava trabalho no INSS já exercia jornada de 20 horas em Palmas

    há 13 anos
    O Ministério Público Federal no Tocantins denunciou o médico Orestes Sanches Júnior por não informar que exercia cargo público de médico no município de Palmas na declaração de não acúmulo de cargos apresentada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no dia 25 de maio de 2006. Segundo a denúncia, a omissão em documento público tinha a finalidade de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante e obter benefícios de forma indevida.

    Foi devidamente comprovado que o acusado acumulou três cargos públicos de médico, sendo um federal no INSS, um estadual na Secretaria do Estado da Saúde (HGP) e outro municipal, na Secretaria de Saúde de Palmas. A ação criminal do MPF/TO ressalta o dolo na conduta do denunciado, pois na data da assinatura da declaração de não acúmulo de cargos, o acusado já exercia a jornada de 20 horas no Município de Palmas.

    A materialidade e autoria do delito foi demonstrada por declaração do denunciado, que comprovou os cargos ilicitamente acumulados à época dos fatos. O MPF/TO requer a condenação do médico como incurso nas penas do artigo 299, parágrafo único, do Código Penal.

    O que diz a lei:

    Código Penal Brasileiro:

    Artigo 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-to-denuncia-medico-que-usou-informacoes-falsas-para-acumular-cargos/190169026

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)