Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Mudança no Código Civil francês considera animais seres sensíveis

    A Assembleia Nacional francesa aprovou nesta terça-feira (15) uma mudança no Código Civil francês, considerando os animais como "seres vivos dotados de sensibilidade." Até agora, animais eram vistos no país apenas como "bens móveis."

    A modificação na lei foi motivada por uma petição lançada há dois anos por uma Fundação francesa de proteção aos animais, conhecida como "30 Milhões de Amigos." Depois de um longo debate, os deputados franceses votaram a emenda proposta pelo Partido Socialista nesta terça-feira.

    A mudança no Código Civil é uma vitória para as associações francesas de defesa dos animais. Segundo o líder do PS na Assembleia, Jean Glavany, atualmente apenas o Código Rural reconhece os animais como "seres sensíveis."

    A emenda permitirá, segundo os deputados, "conciliar a lei e o valor afetivo" do animal. O objetivo, diz o texto, é harmonizar os códigos e modernizar o direito. A emenda propõe uma definição jurídica do animal, valorizando leis especiais que os protegem. Mas, apesar do avanço, as associações criticam o fato da lei não criar uma categoria à parte para os animais na legislação.

    A Fundação Brigitte Bardot, por exemplo, estima que esta mudança foi uma "simples evolução jurídica", e que "não representa uma revolução." Para a porta-voz da Fundação, o estranho é que essa noção da sensibilidade não tenha sido adotado antes.’’

    Segundo ela, o texto não questiona a exploração dos animais, por exemplo. A própria Fundação 30 Milhões de Amigos, que lançou a petição, lamenta que uma categoria à parte não tenha sido criada. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ifop no fim de outubro, 89% dos franceses são favoráveis à mudança do Código Civil.

    Fonte: Rfi

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações975
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudanca-no-codigo-civil-frances-considera-animais-seres-sensiveis/116614174

    Informações relacionadas

    Carolina Salles, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    França reconhece animais como “seres vivos com sensibilidade”

    Em decisão histórica França altera Código Civil e reconhece animais como seres sencientes

    Natalie Madureira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Animais como Sujeitos de Direito

    Estela Katereniuk, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A tutela jurídica dos animais como seres sencientes no direito comparado

    Leonardo Aguiar, Juiz Federal
    Artigoshá 8 anos

    Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)