Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

França reconhece animais como “seres vivos com sensibilidade”

Publicado por Carolina Salles
há 9 anos

Frana reconhece animais como seres vivos com sensibilidade

O parlamento francês aprovou uma lei que reconhece que os animais são “seres vivos dotados de sensibilidade”. A iniciativa legislativa faz parte do projeto de lei relativo à modernização e à simplificação do direito e dos procedimentos no domínio da justiça e dos assuntos interiores.

A Assembleia Nacional concordou em mudar o estatuto legal dos animais na quarta-feira (28), depois de várias discussões. Anteriormente, na quinta-feira da semana passada, 22, o Senado francês tinha revogado este projeto de lei.

Antes, os animais eram considerados pelo artigo 528 do Código Civil como “bens móveis por natureza”.

A iniciativa é parte de um projeto legislativo mais amplo, apresentado pela ministra da Justiça, Christiane Taubira, que visa reformar “as regras relativas ao direito dos contratos e ao regime e à prova das obrigações”, segundo a explicação oficial.

Segundo os legisladores, “é uma tarefa primordial reformar o direito francês de obrigações para fazê-lo mais acessível, mais atrativo e melhor adaptado aos desafíos econômicos e judiciais atuais”.

Além disso, “várias medidas concretas e pragmáticas deste projeto de lei visam facilitar a vida dos cidadãos no seu quotidiano”.

Argentina, a pioneira

A aprovação do projeto de lei na França vem um mês depois de uma mudança similar na lei argentina: uma orangotango de nome Sandra, habitante naquela altura do zoológico de Buenos Aires, teve a sua posição legal reconhecida como a de uma “pessoa não humana”.

A fêmea, de 28 anos, 20 dos quais viveu no zoológico bonaerense, poderá viver em uma reserva no Brasil.

Fonte: Voz da Rússia e http://www.veggietal.com.br/franca-reconhece-animais-sensibilidade/

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2212
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/franca-reconhece-animais-como-seres-vivos-com-sensibilidade/165504703

Informações relacionadas

Em decisão histórica França altera Código Civil e reconhece animais como seres sencientes

Mudança no Código Civil francês considera animais seres sensíveis

Natalie Madureira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Animais como Sujeitos de Direito

Lei pode dar uma chance a animais explorados em experimentos científicos

Leandro Nunes, Advogado
Artigoshá 5 anos

As árvores conseguiram seus direitos na França

27 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Notícia que chega em boa hora e creio que ajudará a conscientizar que animais são seres sencientes. Espero que este reconhecimento ajude em todas as ações em julgamento na França em questões que envolvam animais e ajude a difundir essa visão em todo mundo. continuar lendo

É prazeroso saber que não existem apenas notícias ruins. Como disse o colega Nicolas, que esta visão se espalhe pelo mundo todo. continuar lendo

A sociedade está evoluindo, graças a Deus! continuar lendo

Uma grande vitória para os animais,e que se espalhe para outros países. continuar lendo