Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Mulheres têm direito a um acompanhante em qualquer atendimento, exames e procedimento médico.

Ampliado o direito da mulher de ter acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados, com ou sem necessidade de sedação. É o que estabelece a Lei 14.737/23.

Publicado por Rosângela Costa
há 5 meses

A partir de agora, todas as mulheres têm o direito assegurado a um acompanhante maior de idade durante consultas médicas, exames e procedimentos, tanto em unidades de saúde públicas quanto privadas, sem a necessidade de aviso prévio. A ampliação desse direito é estabelecida pela recém-publicada Lei 14.737/2023, conforme divulgado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28).

O objetivo é coibir casos de violência como estupro e importunação sexual.

Nos casos de sedação, mulheres que não tiverem acompanhante terão direito a uma pessoa que deve ser indicada pela própria unidade de saúde, sem qualquer custo adicional - de preferência uma profissional de saúde do sexo feminino. A paciente poderá recusar o nome indicado e solicitar outro, independentemente de justificativa. A mulher que não desejar ser acompanhada durante a sedação deverá comunicar a decisão com 24 horas de antecedência, por meio de documento assinado.

Em casos de atendimento em centro cirúrgico ou unidade de terapia intensiva com restrições relacionadas à segurança ou à saúde dos pacientes, somente será permitido um acompanhante que seja profissional de saúde.

  • Sobre o autorAdvogada, Especialista em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde.
  • Publicações50
  • Seguidores120
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações80
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulheres-tem-direito-a-um-acompanhante-em-qualquer-atendimento-exames-e-procedimento-medico/2069707216

Informações relacionadas

Camila Nicolai Gomes, Advogado
Notíciashá 5 meses

Direito das mulheres a ter acompanhante nos serviços de saúde: Adequação dos prestadores à Lei nº 14.737/2023

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ decide que não cabe decisão monocrática para negar seguimento a agravo interno

A Corte Especial do STJ definiu que a majoração de honorários só é possível se o recurso foi integralmente desprovido ou não conhecido

Amanda Fonseca Perrut, Advogado
Notíciashá 5 meses

Consumidores recorrem à Justiça para questionar uso de junta médica

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 5 meses

Como calcular o tempo de contribuição do INSS gratuitamente

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)