Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Multa por furto de energia não pode passar de 2% do débito

    TRF3 aponta procedimento abusivo para apurar fraude em medidores instalados em residências de consumidores de Mogi das Cruzes (SP)

    há 6 anos

    A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF3) proibiu a concessionária Bandeirante Energia de cobrar multa por furto de energia elétrica maior que 2% do débito decorrente de fraude em medidores.

    A decisão acolhe parcialmente pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo que move ação contra a empresa por adotar procedimentos considerados abusivos contra consumidores de Mogi das Cruzes (SP) que supostamente fraudaram medidores de consumo de energia.

    Em sua manifestação, o Ministério Público Federal (MPF) na 3ª Região, em parecer do procurador regional da República Osório Barbosa, defendeu a fixação do teto de 2%, como está previsto no Código de Defesa do Consumidor em detrimento da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que prevê multa de até 30%.

    O Tribunal também julgou “excessivamente onerosa ao consumidor” a forma de apuração do débito decorrente da fraude nos medidores de consumo de energia. O cálculo levou em consideração o maior valor de consumo registrados nos 12 meses anteriores ao início das irregularidades, como estabelece resolução da Aneel.

    Outra hipótese de apuração do débito, prevista nessa resolução da Aneel, também rejeitada pelo tribunal, estabelece o cálculo por meio da estimativa de consumo das cargas instaladas no momento da constatação da irregularidade. Para o procurador Osório Barbosa, ambos os critérios são abusivos.

    Na decisão, o TRF3 afirma que quando há conflito aparente de normas de diferentes graus de hierarquia, a de nível superior deve prevalecer sobre a de nível inferior. No caso, prevaleceu o Código de Defesa do Consumidor sobre a resolução da Aneel.

    O tribunal julgou inadmissível o corte de energia “como meio de coerção para obter o pagamento pelos serviços de fornecimento de energia elétrica; tendo a concessionária meios previstos em lei para conseguir satisfazer o seu crédito”.

    Processo nº 0007886-26.2008.4.03.6119

    Acórdão

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 3ª Região
    (11) 2192 8620 / 8766 / 8925 // (11) 9 9167 3346
    prr3-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_prr3
    www.mpf.mp.br/regiao3/




    Relacionadas
    • PGR é contra lei que determina instalação de medidores de energia elétrica
    • MPF/MS: concessionárias de energia de todo o país devem interromper abuso contra consumidor
    • MPF/CE ajuíza ação contra cobrança de contribuição na conta de energia
    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multa-por-furto-de-energia-nao-pode-passar-de-2-do-debito/574002265

    Informações relacionadas

    Maurício Corrêa, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Fraude nos medidores de energia – ENEL

    Leon Ancillotti, Advogado
    Artigosano passado

    Aplicação de multa pela concessionária de energia elétrica através do TOI: conheça seus direitos

    Danielle Bezerra, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Enel é impedida de cobrar multa e suspender energia de supermercado

    Correio Forense
    Notíciashá 6 anos

    Consumidor que fez “gato” em energia é condenado a pagar dívida

    Tribunal de Justiça condena empresa de energia a indenizar por cobrança indevida

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)