Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Mutirão Dívida Zero arrecada mais de R$26,3 milhões em Manaus

Publicado por Saj Digital
há 9 anos

Um montante superior a R$26,3 milhões foi arrecadado até o início de outubro pelo Mutirão Dívida Zero, promovido pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Manaus entre os meses de agosto e setembro. O resultado foi impulsionado pela concessão de benefícios fiscais como o desconto de 100% para pagamento à vista sobre juros e multas de débitos como IPTU, Alvará, ISS, entre outros. Os contribuintes que escolheram a modalidade à vista efetuaram o pagamento até o último dia 30.

Além da quitação da dívida em uma única parcela, o munícipe também teve a opção de parcelamento com descontos de juros e multas: 80% para pagamento em duas vezes, 70% em três vezes e 50% em quatro vezes. O resultado total do mutirão poderá ser calculado no dia 21 de dezembro, quando se encerra o prazo para o pagamento da última parcela da modalidade de pagamento em quatro vezes.

O reconhecimento do pagamento integral ou parcial das Certidões de Dívida Ativa (CDAs) é feito por meio do Sistema de Automação da Justiça para Procuradorias (SAJ Procuradorias) municipais, o que permite ao procurador obter uma informação fidedigna sobre a situação atual do débito. “Cabe ao sistema identificar as quitações ou os parcelamentos das CDAs, oferecendo a segurança da informação e o peticionamento em lote, tanto para a extinção como suspensão do processo judicial”, informa o procurador-chefe da PGM Manaus, Pablo Negreiros.

Os mutirões de arrecadação fiscal ocorrem uma vez por ano. A iniciativa começou em 2013, quando foi realizada a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conforme Negreiros, o mutirão é a forma mais rápida de arrecadar tributos, proporcionando um bom retorno a curto prazo. Os tributos arrecadados são revertidos em benefícios à sociedade, com saúde, educação, segurança, dentre outros.

Saiba mais sobre a arrecadação fiscal de Manaus

Além de ações como o Mutirão Dívida Zero, a capital amazonense também se vale de outras formas para a arrecadação de tributos ao município, entre elas a execução fiscal, realizada de forma eletrônica desde 2007, por meio do SAJ Procuradorias.

Segundo a gerente de Dívida Ativa da PGM Manaus, Odiléa Monteiro de Carvalho, no período posterior à implantação, compreendido entre 2008 e 2014, a arrecadação aumentou em, aproximadamente, 300%. Uma outra vantagem foi a celeridade aplicada a todo o processo: antes o procurador precisava assinar a petição inicial (que dá origem ao processo) e a CDA manualmente. Com a geração de kits de ajuizamento, feita pelo sistema, milhares de ações são geradas por hora. Só por meio da Execução Fiscal Eletrônica já foram ajuizados 400 mil processos na instituição.


Leia a matéria completa em SAJ Digital.

  • Sobre o autorPrincipal colaborador na implantação do processo digital na Justiça brasileira
  • Publicações112
  • Seguidores148
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-divida-zero-arrecada-mais-de-r-26-3-milhoes-em-manaus/241956953

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)