Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    nº. 136/1ª fase - O tratamento jurídico do erro na execução ("aberratio ictus")

    há 16 anos

    Caderno 1: Direito Penal: Questão 55

    Segundo o Código Penal brasileiro, quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, ele deve responder como se tivesse praticado o crime contra aquela. No caso de ser, também, atingida a pessoa que o agente efetivamente pretendia ofender, aplica-se a regra do

    a) concurso material

    b) concurso formal

    c) crime continuado

    d) crime habitual

    A hipótese trazida na questão se consubstancia no chamado erro na execução ou "aberratio ictus" com resultado duplo, ou seja, quando o agente criminoso, além de atingir a pessoa que almejava, em razão do erro, ofende, também, terceira pessoa.

    Nesse caso, responderá pelos dois crimes, um doloso (em relação a vitima pretendida) e outro culposo (em relação ao resultado provocado acidentalmente), em concurso FORMAL, pois, com uma única conduta, produziu dois resultados (Art. 70 , CP : 70 do CP: "quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes , idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior ".

    É o que prevê, expressamente, o Código Penal em seu artigo 73 , in verbis:

    Art. 73 - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do Art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do Art. 70 deste Código .

    Note-se que, o Código Penal é expresso em determinar a aplicação das regras do artigo 70 , que cuida do concurso formal. Nada obstante, ainda que essa disposição não existisse, as circunstâncias do caso concreto nos conduziriam ao reconhecimento do concurso formal (uma só conduta - dois ou mais resultados).

    Atenção! Após a divulgação do gabarito oficial pela CESPE, nossos professores realizarão a correção da prova. Mais detalhes: clique aqui.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15363
    • Seguidores876050
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1608
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/n-136-1-fase-o-tratamento-juridico-do-erro-na-execucao-aberratio-ictus/109822

    Informações relacionadas

    Endireitados
    Notíciashá 9 anos

    Direito Penal: aplicação da lei penal no espaço – parte 01 (Aula 07)

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Qual a diferença entre responsabilidade Subjetiva e Objetiva?

    Byanca Wonsoscky, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    Causas Extintivas da Punibilidade

    Igor Viturino, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O rol de atenuantes é exemplificativo ou taxativo?

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 12 anos

    O que se entende por medida de segurança?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)