Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Nona Câmara anula perícia feita por profissional não qualificado

    Por Ademar Lopes Junior

    A 9ª Câmara do TRT-15 acolheu recurso da reclamada, uma empresa fabricante de cadernos escolares, e declarou a nulidade da perícia de insalubridade, determinando o retorno do processo à Vara de Trabalho de Itapetininga para a reabertura da instrução processual apenas para a elaboração de novo laudo técnico para apuração da insalubridade, designando perito com a qualificação técnica necessária. Segundo se constatou nos autos, o laudo pericial ambiental foi assinado por um engenheiro mecânico, o que, conforme alegou a empresa em seu recurso, desrespeita o disposto no caput e no parágrafo 2º do artigo 195 da Consolidação das Leis do Trabalho, os quais estabelecem ser necessário um médico do trabalho ou engenheiro do trabalho para perícias dessa natureza.

    O relator do acórdão, desembargador Luiz Antonio Lazarim, afirmou que "a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade (...) far-se-á através de perícia a cargo de médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, devidamente registrados", conforme a OJ 165 da SDI-I do TST.

    Uma vez que o perito que realizou a inspeção pericial detém a habilitação de engenheiro mecânico, conforme indicado no próprio laudo, sem a qualificação ou especialização na área de segurança do trabalho, "deve ser reconhecida a nulidade da prova técnica por ausência de qualificação do perito", concluiu o colegiado. (Processo 0000861-64.2013.5.15.0041)

    • Publicações8277
    • Seguidores632004
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nona-camara-anula-pericia-feita-por-profissional-nao-qualificado/762272476

    Informações relacionadas

    Lauren Juliê L F T Alves, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Você sabe do que se trata o instituto "duty to mitigate the loss"?

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo 15. Das Provas

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-35.2009.8.19.0001 RIO DE JANEIRO CAPITAL 2 VARA CIVEL

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)