Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota: DPU faz recomendação à Caixa sobre abertura de contas de migrantes

    há 6 anos

    A Defensoria Pública da União está participando da Operação Acolhida em Pacaraima (RR) e vem recebendo diversos relatos de migrantes que não estão conseguindo abrir contas bancárias na Caixa Econômica Federal.

    Objetivando uma solução extrajudicial, a DPU solicitou esclarecimentos à Caixa. A instituição financeira informou que não estava realizando abertura de conta, pois os migrantes estavam apresentando protocolos de residência temporária sem foto.

    Ocorre que a Polícia Federal realizou alteração em seu sistema de registro (novo SISMIGRA) e o novo modelo de protocolo está sendo emitido sem foto, sendo este documento comprobatório da regularidade migratória enquanto não é concluído o processo administrativo com a entrega posterior do Registro Nacional Migratório.

    Ademais, é importante destacar que é direito do migrante a abertura de conta bancária (art. , XIV da lei nº 13.445) e tal direito não pode ser embaraçado pela exigência de um documento que não existe (vez que atualmente todos os protocolos de autorização de residência são emitidos sem foto).

    O fato de não conseguirem abrir conta dificulta aos migrantes a verdadeira inserção social, pois isso gera empecilhos à entrada no mercado formal de trabalho (sendo levados à precarização das relações trabalhistas), além da dificuldade de envio e recebimento de recursos a seus familiares, aumentando ainda mais a situação de vulnerabilidade daqueles que estão em processo de deslocamento fora de seus países de origem.

    Com fulcro na atual política migratória brasileira, sobretudo nos princípios de não-discriminação e da igualdade de tratamento, o Grupo de Trabalho Comunidades Indígenas e o GT Migração, Apatridia e Refúgio expediram recomendação à Caixa para que fosse dispensada a exigência de foto no protocolo de residência, pois não existe mais esse modelo de documentação em virtude da mudança do sistema de registro da Polícia Federal.

    Leia a íntegra da Recomendação

    GT Comunidades Indígenas
    GT Migração, Apatridia e Refúgio
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações184
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-dpu-faz-recomendacao-a-caixa-sobre-abertura-de-contas-de-migrantes/642684083

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 6 anos

    Bancos processados pelo MPF deverão aceitar documento provisório para abertura de conta por refugiados

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 7 anos

    Medida do Bacen facilita abertura de conta por refugiados e migrantes

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO / REMESSA NECESSÁRIA: ApelRemNec XXXXX-51.2019.4.03.6100 SP

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 6 anos

    MPF processa seis bancos por negarem ou dificultarem abertura de conta a estrangeiros solicitantes de refúgio

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)