Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Nova Súmula 463 do STJ: incide Imposto de Renda sobre indenização por horas extraordinárias trabalhadas

há 14 anos

SÚMULAS DO STJ

Súmul46363

Incide imposto de renda sobre os valores percebidos a título de indenização por horas extraordinárias trabalhadas, ainda que decorrentes de acordo coletivo.

NOTAS DA REDAÇAO

A nova Súmu463463 do STJ põe termo à discussão sobre a incidência ou não do (Incide imposto de renda sobre os valores percebidos a título de indenização por horas extraordinárias trabalhadas, ainda que decorrentes de acordo coletivo) Imposto de Renda sobre a indenização paga ao empregado que não rece (IR) beu em tempo oportuno o pagamento pelas horas extraordinárias trabalhadas.

Tendo em vista que a cobrança de tributos deve atender ao princípio da legalidade, surge a discussão sobre a natureza jurídica da indenização por horas extraordinárias trabalhadas. Pois, será a natureza jurídica dessa verba que definirá se há a incidência tributária ou não do IR.

De um lado, a Primeira Turma do STJ, no julgamento do RESP 584.182 em 2004, consagrou o entendimento segundo o qual o valor pago a título de "Indenização de Horas Trabalhadas - IHT" não se encontra sujeito à incidência do imposto de renda, por se tratar de verba indenizatória que recompõe os períodos de folga não gozados e a supressão de horas-extras. Assim, a chamada indenização por horas trabalhadas (IHT) possui natureza jurídica indenizatória, não se sujeitando à incidência do imposto de renda.

Por outro lado, considerando que a incidência do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza tem por fato gerador, nos termos do art. 43 e seus parágrafos do CTN, os "acréscimos patrimoniais", apesar da verba ser nominada como indenização por horas extras trabalhadas, restou pacificado o entendimento de que "acréscimos patrimoniais", é tudo que tipificar acréscimo ao patrimônio material do contribuinte, e aí estão inseridos os pagamentos efetuados por horas-extras trabalhadas, porquanto sua natureza é remuneratória , e não indenizatória.

Dessa forma, a nova Súmula 463 implicitamente declarou que o pagamento de horas extras configura renda, que se sujeita, portanto, à incidência de Imposto de Renda.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876141
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15676
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-sumula-463-do-stj-incide-imposto-de-renda-sobre-indenizacao-por-horas-extraordinarias-trabalhadas/2389931

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Incide Imposto de Renda sobre o pagamento de horas extras? Camila Furegato

Do direito à restituição do Imposto de Renda sobre indenizações de férias e folgas não gozadas, PDV e aposentadoria incentivada.

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigosano passado

Incide INSS sobre horas extras? Saiba como orientar seu cliente

Conselho Federal De Contabilidade
Notíciashá 14 anos

Não incidência do IR sobre indenizações

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 3 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Recurso Inominado Cível: XXXXX-82.2023.8.26.0263 Itaí

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)