Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro

Manual de Ingresso e Permanência

Publicado por Roberto F. de Macedo
há 3 anos


O tradicional curso de mestrado científico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, escola de nomes essenciais das ciências jurídicas luso-brasileiras, é composto por quatro grupos: Ciências Jurídicas, Ciências Jurídico-Políticas, Ciências Jurídico-Económicas e Ciências Histórico-Jurídicas.

Nestes grupos, distribuem-se vinte e uma especialidades, nomeadamente: Direito Civil, Direito Penal e Ciências Criminais, Direito Laboral, Direito Comercial, Direito Bancário e dos Seguros, Direito Intelectual, Direito Marítimo e Direito do Mar, Direito Comercial Internacional, Ciências Jurídico-Filosóficas, Direito da União Europeia, Ciências Jurídico Políticas, Ciências Jurídico Ambientais, Ciências Jurídico-Internacionais, Direitos Fundamentais, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito e Economia, Direito Fiscal, Direito Financeiro e Económico Global, História do Direito, Teoria do Direito.

A pós-graduação stricto sensu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é composta por duas fases, uma fase curricular e uma fase de dissertação ou tese, respectivamente aplicadas aos mestrados e ao doutoramento.

Na fase curricular, os Estudos Pós-Graduados científicos têm uma estrutura bastante semelhante e é comum que tenham aulas juntos, em unidades curriculares comuns ao Mestrado Científico e ao Doutoramento. Os regentes podem convidar professores ou especialistas externos para lecionarem aulas relacionadas à matéria.

O programa e a bibliografia de cada unidade curricular são definidos, sumariamente, antes da abertura das candidaturas, e de forma completa, antes do início do ano letivo.

Cada matéria é ministrada em duas horas semanais durante um período de aproximadamente nove meses e aborda perspectivas teóricas e práticas, sendo comum que as aulas funcionem sob o regime de apresentação de seminários pelos alunos, que podem compor os elementos de avaliação.

Na fase de dissertação, os mestrandos terão de nove a doze meses para escrever seu trabalho e o depositar. Tratam-se de trabalhos científicos originais e de relevância técnica e doutrinária.

Na conclusão com êxito deste caminho, o investigador será consagrado com o título de Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

https://nelb.pt/mip/mestradocientifico/

  • Sobre o autorAdvogado, Pesquisador e Entusiasta do Direito
  • Publicações248
  • Seguidores233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações66
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nucleo-de-estudo-luso-brasileiro/1287301925

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)