Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O abono anual incidente sobre o salário-maternidade deve ser calculado em dias ou avos? - Fábio Henrique Assunção de Paula

    há 14 anos

    O abono anual incidente sobre o salário-maternidade deve ser calculado em avos.

    Fundamentação Legal :

    O abono anual é o benefício pago pela Previdência Social, relativo ao décimo terceiro salário do segurado que recebeu, durante o ano, um dos seguintes benefícios: auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

    Sempre que a empregada permanecer afastada por período igual ou superior a 15 dias, dentro do mesmo mês, incumbirá ao INSS o pagamento do abono anual, conforme dispõe o art. 301, 2º, da Instrução Normativa nº 20/2007:

    Art. 301. O abono anual (décimo terceiro salário ou gratificação natalina) corresponde ao valor da renda mensal do benefício no mês de dezembro ou no mês da alta ou da cessação do benefício, para o segurado que recebeu auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão, na forma do que dispõe o art. 120 do RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048/1999.

    1º O recebimento de benefício por período inferior a doze meses, dentro do mesmo ano, determina o cálculo do abono anual de forma proporcional.

    2º O período igual ou superior a quinze dias, dentro do mês, será considerado como mês integral para efeito de cálculo do abono anual .

    Vale lembrar também o que determina o art. 254 da IN nº 20/2007.

    Art. 254. O valor do recolhimento previdenciário relativo ao décimo terceiro salário (abono anual) do salário-maternidade da empregada deverá ser efetuado pelo empregador, por meio de GPS, a ser quitada até o dia 20 de dezembro do ano a que se referir o respectivo recolhimento, ainda que parte dele tenha sido paga pelo INSS, da seguinte forma:

    I no campo 3 da GPS, apor o código de recolhimento normal da empresa;

    II no campo 4 da GPS, fazer constar o mês de competência do décimo terceiro salário a que se refere o respectivo recolhimento .

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12381
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-abono-anual-incidente-sobre-o-salario-maternidade-deve-ser-calculado-em-dias-ou-avos-fabio-henrique-assuncao-de-paula/2060587

    Informações relacionadas

    Gustavo Escobar, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Auxílio-Doença

    Everton Sbrisse, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Emenda à Inicial

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por abono anual? - Katy Brianezi

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Como se distingue o salário-maternidade do auxílio-maternidade? - Selma de Moura Galdino Vianna

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX-42.2020.4.01.9999

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    ola boa noite!
    meu tempo de licença maternidade acaba em agosto e em agosto mesmo e o meu pis eu recebo ou nao recebo por esta recebendo licença maternidade? continuar lendo