Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024

O golpe é a volta do capitalismo selvagem

Governo interino de Temer traz de volta tudo o que fez do Brasil o país mais desigual do continente mais desigual do mundo, sem garantias aos direitos formais, básicos e humanos da classe trabalhadora

Publicado por Cleide Azevedo
há 8 anos

Por Eumir Sader

O golpe a volta do capitalismo selvagem

(PIXABAI CC)

Mesmo sendo um governo interino; mesmo tendo sido eleito vice-presidente com um programa radicalmente diferente; mesmo adotando o programa derrotado nas urnas quatro vezes sucessivamente; mesmo colocando em prática políticas dos governos Collor e FHC, fracassadas e derrotadas nos anos 1990, mesmo com tudo isso, o governo golpista avança na reinstalação do capitalismo selvagem no Brasil.

Décadas de ditadura civil-militar e de governos neoliberais haviam instaurado no país, de forma plena, o capitalismo selvagem. Aquele que opera sem contrapesos, sem garantia de direitos, destruindo as formas de regulação estatal, jogando a massa dos trabalhadores no desamparo da ausência de carteira de trabalho e de normas de regulação das relações trabalhistas.

Aquele capitalismo em que o emprego e os recursos para políticas sociais virão como subproduto da expansão econômica, se vierem um dia.

Esse capitalismo selvagem fez do Brasil o país mais desigual do continente mais desigual do mundo. Fez do país uma presença permanente no Mapa da Fome no mundo. Fez da miséria, da exclusão e da desigualdade social um componente essencial do cenário do país, das ruas e praças, das favelas e das comunidades periféricas.

Os governos desde 2003 buscaram colocar contrapesos, limites a esse capitalismo, que somente busca a maximização dos lucros das grandes empresas.

Conseguiu recuperar a carteira de trabalho para a maioria dos trabalhadores, elevar os salários acima da inflação, distribuir renda ao mesmo tempo em que retomava o crescimento da economia e controlava a inflação.

Não somente o país se tornou menos injusto, como a economia pôde voltar a crescer, com o papel do mercado interno de consumo de massas sendo essencial como fator de indução desse crescimento.

Nas palavras de Lula, "pobre não é problema, é solução", porque dinheiro nas mãos dos pobres não vai para a especulação financeira e sim para o consumo, fortalecendo o circulo virtuoso que gera empregos, impostos, fortalece a previdência.

O discurso e a prática econômica do golpe apelam para um diagnóstico catastrófico – que eles mesmos negam em outros momentos –, para justificar duros ajustes, cortes nos recursos públicos, privatizações, arrocho salarial, além de entrar de novo no circuito de endividamento externo.

Na Argentina, se propaga o argumento de que a população vivia acima de suas possibilidades, de que houve uma espécie de farra do consumo, de viagens, e que agora teriam que pagar o preço, mediante ajustes que afetam diretamente o mercado de trabalho, os salários e os recursos públicos para políticas distributivas.

É um discurso que se volta basicamente contra o Estado, porque é por meio do Estado que governos progressistas podem colocar limites à voracidade do capitalismo, sua busca incessante de lucros mediante a superexploração dos trabalhadores.

É por meio da ação estatal que se garantem os direitos formais dos trabalhadores, o acesso da população ao sistema educacional e aos sistemas de saúde, entre outros tantos.

Destruir a capacidade de regulamentação do Estado é a via mais direta de reinstalação do capitalismo selvagem. Daí a necessidade de desqualificar o Estado, criando no imaginário popular a associação entre Estado como agente de corrupção, de cobranças excessivas de impostos, de gastos sociais desproporcionais e despropositais, de desperdícios, de ineficiência etc.

É em torno do sentido da ação do Estado que se dá, por isso, grande parte do debate político e ideológico sobre o futuro do país e da sua democracia.

Fonte: Rede Brasil Atual

  • Publicações532
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações463
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-golpe-e-a-volta-do-capitalismo-selvagem/360695373

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O governo de Cuba, por exemplo, nunca foi um golpe. Venezuela, que caminha a passos largos na mesma direção, também não. Ambos são o que a democracia pode nos mostrar de melhor. Não esqueçamos a Coreia do Norte, é claro.

Como Lula disse "pobre não é problema, é solução", por isso é preciso manter as pessoas em estado de pobreza e em dependência do Estado. A pior coisa que pode acontecer é a liberdade. Enquanto precisarem de esmola, sempre perpetuarão governos que lhes dê o mínimo existencial, enquanto os governantes e os membros do partido se deliciam com viagens de luxo, mansões, jatinhos, lanchas, carrões, etc.

O homem que tanto fala em bem dos pobres vive cercado de amigos ricos que lhe emprestam de tudo, doam, estão sempre ao seu lado fazendo filantropia ... sério que acreditam nisso? Até aceito que queiram sua fatia do bolo e por isso defendam, mas daí acreditar é digno de pena.

Todo comunista, "socialista", etc. não passa de um capitalista selvagem que quer tudo para si. Por que não vemos uma lágrima de arrependimento de Dilma nas suas hospedagens de mais de R$ 20 mil a diária? Fidel e Kim Jong-un vivem como reis, mas se intitulam do povo, e os daqui querem a mesma coisa, não fazem por menos.

O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros. (Margaret Thatcher) continuar lendo

Viva o golpe!
Ou o melhor seria proclamar Lula como imperador e criar o bolsa miopia política?
O problema nunca foi o regime, e sim, as pessoas. continuar lendo

O problema da miopia política dos petistas é tão grave que eles juram de pés juntos que não votaram no Temer.

Acham que o Temer não foi eleito por eles ... juram que a foto do Temer na urna eletrônica apareceu junto a de outro candidato a Presidente.

Para os petistas, dilmistas e lulistas, foram os eleitores de outros candidatos que elegeram o Temer.

Quem pediu pelo Temer foram os petistas, do contrário que tivessem se manifestado e exigido que o partido firmasse aliança política com outro candidato ou partido.

Mas vá convencer petista de que na urna eletrônica a foto do vice era a do Temer ... eles juram que era a do Lula. continuar lendo

- País "mais desigual do mundo" - Falemos da China comunista com metade da populacão na miséria colocando mendigos em jaulas de onde podem pedir esmolas nas cidades, de Cuba comunista com trabalho forcado e exportacão de emprego precário acusada pela OIT, da Coréia do Norte comunista recebendo dinheiro dos capitalistas para que o povo não morra de fome. Lembremos da União Soviética também com seus gulags infames e exploracão de diversos países matando as pessoas de fome e frio.

- Políticas de FHC - Falemos do plano Real que estabilizou a economia e dos programas de distribuicão de renda tão criticados por Lula sob acusacão de que eram para compra de votos, o mesmo Lula que depois juntou os programas sob o nome de 'bolsa-família' para falsificar a autoria.

- Capitalismo selvagem do regime Militar - Criacão do BNH, INPS, IAPAS, LBA, FUNABEM, FUNRURAL - a previdência para os cidadãos do campo, merenda escolar e alimentação do trabalhador, FGTS, PIS, PASEP, Férias remuneradas, Segurança e Medicina do Trabalho, baixíssima criminalidade, Educacão de qualidade.

- Capitalismo selvagem dos neoliberais - Melhoraram mais ANTES dos governos socialistas de Lula: mortalidade infantil, escolaridade, pobreza-fome, renda dos mais pobres, transparência; 86% achavam o antendimento médico do SUS bom/muito bom; não ocorriam mais de 50.000 assassinatos/ano; inflacão baixou de 916%/194 para 12%/2002.
* A propósito, Lula sempre mentiu e mente quando diz que havia 50 milhões de miseráveis no Brasil, NUNCA houve, segundo dados da FAO, no máximo 23 milhões.

- Governos socialistas desde 2003 - Banqueiros e FIFA nunca lucraram tanto; mais difícil o acesso a direitos trabalhistas; cortes de mamografia para mulheres abaixo de 49 anos de idade; BNDES perdeu 38% de seu patrimônio; lucro da Caixa caiu 45%; pré-sal foi leiloado; Petrobrás teve que vender ativos para pagar dívidas e suas acões cairam abaixo de 5 Reais, seu patrimônio caiu 43%; desemprego a 11%; taxa de juros a 150% a.a.; bilhões de dólares do nosso dinheiro desviados a ditaduras reconhecidas internacionalmente como corruptas enquanto Brasil pede empréstimo a outros países etc etc etc

E a austeridade tão necessária hoje era bem conhecida já pelo PT e já estava sendo adotada pelo governo Dilma desde logo após ser reeleita com os apertos nos direitos trabalhistas como Lula mesmo afirmou que Dilma mentiu na campanha: "Diante da crise, o país foi colocado em uma encruzilhada: acelerar o programa distributivista, como havia sido defendido na campanha da reeleição presidencial, ou aceitar a agenda do grande capital, adotando medidas de austeridade sobre o setor público, os direitos sociais e a demanda, mais uma vez na perspectiva de retomada dos investimentos privados. O governo enveredou pela segunda via."

http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Resolu----es-sobre-conjuntura-Maio-2016.pdf

P.S. Provo TUDO o que escrevi aqui, é só solicitar que tenhos os links. continuar lendo

Não é a volta de Dilma, mas não se pode deixar de dizer que este governo interino atenta contra a cidadania, a saúde, a educação, a segurança pública, e ao bem estar geral da população. Fora Temer! continuar lendo

Na verdade é apenas a outra face da mesma moeda, apenas o vice completando o estrago da titular. continuar lendo

Não sou a favor do Temer até pq era o vice escolhido por Dilma-PT e assim não podia mesmo ser coisa que prestasse, mas o que ele está fazendo são medidas necessárias que o próprio PT já sabia da austeridade que viria gracas aos bilhonários desperdícios e roubos que os governos petistas vinham praticando.
"Diante da crise, o país foi colocado em uma encruzilhada: acelerar o programa distributivista, como havia sido defendido na campanha da reeleição presidencial, ou aceitar a agenda do grande capital, adotando medidas de austeridade sobre o setor público, os direitos sociais e a demanda, mais uma vez na perspectiva de retomada dos investimentos privados. O governo enveredou pela segunda via."

http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Resolu----es-sobre-conjuntura-Maio-2016.pdf continuar lendo