Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

O que se entende por efeito preclusivo ou eficácia preclusiva da coisa julgada? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 15 anos

Chamado por alguns de julgamento implícito, o efeito preclusivo da coisa julgada está previsto no artigo 474 do Código de Processo Civil que determina: Passada em julgado a sentença de mérito, reputar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como à rejeição do pedido.

Na lição do Professor Fredie Didier ( Curso de Direito Processual Civil . Salvador/BA: Editora Juspodivm, vol. II, 4ª ed., 2009, p. 426.): ... transitada em julgado a decisão definitiva da causa, todas as alegações e defesas que poderiam ter sido formuladas para o acolhimento ou rejeição do pedido reputam-se arguidas e repelidas; tornam-se irrelevantes todos os argumentos e provas que as partes tinham a alegar ou produzir em favor da sua tese. Com a formação da coisa julgada, preclui a possibilidade de rediscussão de todos os argumentos alegações e defesas, na dicção legal que poderiam ter sido suscitados, mas não foram. A coisa julgada torna preclusa a possibilidade de discutir o deduzido e torna irrelevante suscitar o que poderia ter sido deduzido (o dedutível ).

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17367
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-efeito-preclusivo-ou-eficacia-preclusiva-da-coisa-julgada-denise-cristina-mantovani-cera/1896288

Informações relacionadas

Leonardo L. Padilha, Juiz de Direito
Artigoshá 7 anos

O que é Eficácia Preclusiva da Coisa Julgada

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

A preclusão atinge também o juiz? É possível falar em preclusão "pro judicato"? - Fernanda Braga

Samira Fróes, Advogado
Artigoshá 9 anos

Limites subjetivos e objetivos da coisa julgada

Jose Antonio Abdala, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Embargos de declaração,com efeitos de prequestionamento e superação de omissão

Henrique Albuquerque de Melo, Advogado
Modelosano passado

Impugnação à contestação - Empréstimo RMC

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Contudo, é bom lembrar que a coisa julgada não impede a reproposituração da ação com base em outra causa de pedir. Esse, aliás, já era o entendimento majoritário adotada pela doutrina durante a vigência do CPC/73, e atualmente adotada pelo NCPC, conforme se verifivca do inciso VI do art. 1.072 do NCPC ao revogar o art. 98, § 4º, da Lei 12.529/2011. continuar lendo

Ótima explicação. continuar lendo

Excelente Explicacao continuar lendo