Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

O que se entende por lei temporária e por lei excepcional em Direito Penal? - Flavia Adine Feitosa Coelho

há 14 anos

Para fins de Direito Penal, tem-se que a lei temporária ou lei temporária em sentido estrito, consiste em norma que traz em seu bojo tempo de vigência prefixado. A Lei excepcional ou lei temporária em sentido amplo, por sua vez, consiste em norma que tem por escopo atender necessidades estatais transitórias, tais como guerra ou calamidade, perdurando por todo o período considerado excepcional. Daí dizer-se serem ultra-ativas, ou em outras palavras, irradiarem efeitos mesmo depois da sua vigência, ou de outra forma ter-se-ia uma ineficácia preventiva como ensina Rogério Sanches.

Por oportuno, ressalta-se que tais espécies normativas vêm regulamentadas pelo art. do Código Penal que estabelece justamente seu conceito é abrangência. Conclui-se, portanto, que fatos ocorridos sob a égide das leis temporárias e lei excepcional não são excluídas ou beneficiadas pelo princípio da retroatividade da lei mais benéfica ou novatio legis in mellius , por tratar-se de hipótese legal específica em que cabe a extra-atividade da lei penal para que a norma temporal ou excepcional já não em vigor, ou até mesmo revogada produza ainda que fora de tempo seus efeitos, conhecido como ultratividade.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876141
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações80289
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-lei-temporaria-e-por-lei-excepcional-em-direito-penal-flavia-adine-feitosa-coelho/2098436

Informações relacionadas

Denis Caramigo Ventura, Advogado
Artigoshá 9 anos

Lei excepcional ou temporária e os seus efeitos

Direito para A Vida, Jornalista
Artigoshá 3 anos

Tempo e lugar do crime, aprenda de vez!

Artigoshá 6 anos

A aplicação da lei penal no espaço

Endireitados
Notíciashá 9 anos

Direito Penal: aplicação da lei penal no espaço – parte 02 (Aula 08)

Maurício de Freitas, Advogado
Artigosano passado

O princípio da irretroatividade da lei penal brasileira

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

esses artigos tem sido de grande ajuda para mim tem me despertado um entendimento, por serem claros e precisos para mim que sou completamente leiga nas matérias, quero agradecer pela ajuda e dizer que ainda vou precisar muito ainda me faltam 8 semestre um forte abraço continuar lendo

Parabéns pela clareza e explicação. Excelente artigo. continuar lendo

Muito bom! continuar lendo