Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

O Salário Maternidade pode ser pago ao genitor segurado caso ocorra o óbito da mãe após o parto

Publicado por Ana Flavia Vernaschi
há 3 anos

A Turma Nacional de Uniformização entendeu ser devido o salário maternidade ao pai, caso ocorrido o óbito da genitora durante o período de recebimento do benefício.

O objetivo desta concessão é afastar o genitor do trabalho para cuidar da criança, sem que sua renda fique prejudicada.

Para isso, deve ser observado a qualidade de segurado do genitor, ou seja, ele precisa estar contribuindo para o INSS ou estar no período de graça.

Vejamos a tese fixada pela TNU, através do tema 236:

"É cabível a concessão de salário maternidade em favor do genitor segurado em caso de óbito da mãe ocorrido após o parto, pelo período remanescente do benefício, ainda quando o óbito tenha ocorrido antes da entrada em vigor da lei n 12.873/2013 (que incluiu o art. 72-B na Lei 8.213/91).”

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário
  • Publicações89
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-salario-maternidade-pode-ser-pago-ao-genitor-segurado-caso-ocorra-o-obito-da-mae-apos-o-parto/1181304699

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)