Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

OABRJ defende o fim do tiro como opção de eutanásia e reforça importância do diploma para veterinário

há 4 meses

A OABRJ se fez representar na posse do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizada na sexta-feira, dia 15, no Senado Federal, com a Presidente da Comissão de Direito Médico-Veterinário, Larissa Paciello, e pelo Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), Reynaldo Velloso. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida é a nova Presidente do Conselho, e a primeira mulher a ocupar o cargo. O Vice-Presidente é Rômulo Spinelli.

Os membros da OABRJ frisaram a posição da Ordem a respeito de temas quentes da área: o fim do tiro como modalidade de eutanásia e a exigência de diploma para Veterinário. Como uma das únicas seccionais do país a valorizar o universo do Direito dos Animais (O fim das charretes puxadas por cavalos em Petrópolis e em Paquetá, em 2019, por exemplo, foi resultado direto da atuação da CPDA), a OABRJ tem participado ativamente da construção de protocolos em âmbito nacional.

“A eutanásia por definição é o ato intencional de proporcionar uma morte indolor em um ser vivo para aliviar o sofrimento causado por doença incurável. É uma decisão difícil para os médicos-veterinários, que escolheram a profissão por amor aos animais. Registro aqui os meus respeitos a estes profissionais. Entendo que, até por isso, devemos debater outras opções como alternativa ao tiro”, afirma Velloso.

Velloso lembra que no caso de Brumadinho, por exemplo, os argumentos de que os animais estavam em um lugar sem condições de segurança para serem içados, presos em uma área de risco aos socorristas, debilitados, desidratados e em sofrimento e sem possibilidade de acesso para intervenção de outra técnica de eutanásia, não procede. "Na época questionei a possibilidade de especialistas descerem por corda do helicóptero e em caso de total impossibilidade do resgate, aplicar INJEÇÃO. Se fossem animais humanos, quais seriam os procedimentos?" finalisou o presidente da CPDA.

Paciello defende que o fim da exigência de qualificação acadêmica para o exercício da profissão resultaria em diminuição de qualidade nos serviços prestados por estes profissionais.

“Poderia abrir uma concorrência nociva entre os técnicos qualificados e os não qualificados. A regulamentação da medicina veterinária não se limita ao cuidado com os animais domésticos, mas também à pesquisa científica, a inspeção sanitária e muito mais”, diz Paciello.

Na foto, no café do Senado: Dr. Julio Fernandes (Vice-Presidente do CRMV/RJ), Dr. Diogo Alves (Presidente do CRMV/RJ), Dra. Larissa Paciello (Presidente da CDMV/OAB-RJ) E Dr. Reynaldo Velloso (Presidente da CPDA/OAB-RJ).

  • Publicações163
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oabrj-defende-o-fim-do-tiro-como-opcao-de-eutanasia-e-reforca-importancia-do-diploma-para-veterinario/2113110837

Informações relacionadas

Justiliana Sousa, Advogado
Artigoshá 4 meses

Correlação entre dignidade da pessoa humana x eutanásia

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 4 meses

BMW vai pagar indenização por acidente que matou o cantor João Paulo

Nascimento & Peixoto
Notíciashá 4 meses

"Consumidor Receberá Indenização por Encontrar Corpo Estranho em Alimento"

Nascimento & Peixoto
Notíciashá 4 meses

"Consumidor Será Indenizado por Danos Morais devido à Presença de Larvas em Alimento"

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 4 meses

Justiça do DF declara paternidade de homem que se recusou a realizar exame de DNA

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)