Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ocorre incidência tributária de FGTS no caso do pagamento de uma verba que vise indenizar o período de estabilidade de um empregado eleito para trabalhar na CIPA? - Fábio Henrique Assunção d

    há 14 anos

    Sim, como não há previsão na lei para tal prática o entendimento é que o tratamento a ser dado deve ser como se os pagamentos fossem feitos normalmente, logo, a natureza é salarial, o que leva a incidência de FGTS.

    Semelhante ao que dispõe a legislação previdenciária, a Lei nº 8.036/90, que regulamenta o FGTS, optou pela mesma sistemática. Mais do que isso, a lei que regula o FGTS prevê em seu artigo 15, 6º as mesmas isenções da legislação previdenciária:

    "Art. 15. Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (oito) por cento da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965.

    [...]

    6º Não se incluem na remuneração, para os fins desta Lei, as parcelas elencadas no 9º do art 28888 da Lei nº 8212222, de 24 de julho de 1991."

    Dessa forma, é possível afirmar que o mesmo tratamento tributário dado à aludida indenização para efeito de incidência previdenciária, será observado para efeito de encargos do FGTS.

    Enfim, entendemos haver incidência de FGTS sobre a referida indenização.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876147
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6555
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ocorre-incidencia-tributaria-de-fgts-no-caso-do-pagamento-de-uma-verba-que-vise-indenizar-o-periodo-de-estabilidade-de-um-empregado-eleito-para-trabalhar-na-cipa-fabio-henrique-assuncao-d/2123498

    Informações relacionadas

    Não incide IR sobre indenização por quebra de estabilidade de membro da CIPA

    Márcio Balduchi, Contador
    Notíciashá 6 anos

    Não se tributa imposto de renda sobre indenização por rescisão de contrato de trabalho decorrente de estabilidade;

    Carolina Oliveira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como calcular o valor da multa para quem foi demitido durante o período de estabilidade da MP 936?

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 13 anos

    Estabilidade de membro de CIPA garante reintegração, mas não indenização

    Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região TRT-10: ro XXXXX-32.2017.5.10.0005 DF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)