Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

OLX deve entregar dados de usuário que praticou golpe em venda no site

Muitas vezes, o objetivo de golpistas é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo, segundo informa a OLX.

há 2 anos

O juiz de Direito Reinaldo Moura de Souza, de Votuporanga/SP, determinou que a OLX, empresa de comércio eletrônico, entregue dados de usuário que aplicou golpe na venda de um carro. A empresa deverá entregar dados cadastrais completos; endereço IP; porta lógica relativos ao período de 18 e 20 e março de 2021, sob pena de multa.

O homem conta que foi vítima de golpe na OLX aplicado por um desconhecido. Um dos golpes mais comuns de acontecer na plataforma é o "golpe do intermediário". Na ação, ele pediu os dados do golpista para que possa ingressar na Justiça.

O golpe do intermediário é muito conhecido no processo de compra e venda de automóveis. Ele consiste em fraudadores que se utilizam de anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos. O objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo, segundo informa a OLX.

Ao apreciar o pedido, o juiz invocou a lei dos provedores, que impõe a obrigação aos provedores de conexão e de aplicação à internet de resguardarem os dados de seus usuários e, "sendo estes dados pertinentes à pretensão do autor para identificar o fraudador e viabilizar o ingresso de eventual ação de reparação de dano, é caso de deferimento do pedido inicial", disse.

Nesse sentido, o juiz julgou procedente o pedido e deu prazo de 48 horas para que a OLX cumpra o fornecimento dos dados indicados.

A advogada Danielle Portugal de Biazi (Biazi Advogados Associados) atuou pela vítima.

Processo: 1003650-54.2021.8.26.0664

Veja a notícia completa no link: https://www.migalhas.com.br/quentes/349840/olx-deve-entregar-dados-de-usuario-que-praticou-golpe-em-...

  • Sobre o autorSiga o perfil do Instagram @danielle.biazi
  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações73
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/olx-deve-entregar-dados-de-usuario-que-praticou-golpe-em-venda-no-site/1465929393

Informações relacionadas

Ingrid S Brito, Advogado
Artigoshá 2 anos

A insciência da alienação parental e os aspectos legislativos da guarda compartilhada

Vitor Guglinski, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação de obrigação de entregar coisa certa c/c compensação por dano moral

Rafael Machado, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação de Obrigação de Entregar Coisa Certa c/c Indenização por Danos Morais

Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização por Danos Morais c/c Obrigação de Dar Coisa Certa - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Caltex Veículos

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 6 anos

Meu chefe pode realmente monitorar meu WhatsApp e e-mail?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)