Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Paguei com Pix, mas era golpe. Saiba como recuperar o dinheiro

há 2 anos

Todo o dia criminosos tentam aplicar mais de 7 mil golpes em usuários do Pix. Esse número foi detectado pela empresa de cibersegurança Psafe, que somou 424 mil ocorrências, entre abril e maio deste ano. Nem toda a tentativa é convertida, mas já é perceptível a procura crescente do Poder Judiciário para recuperar dinheiro perdido em fraudes.

A boa notícia é que o próprio sistema de pagamento eletrônico instantâneo possui mecanismos para bloquear transferências e fazer a devolução do valor transacionado.

De acordo com o Banco Central, o bloqueio cautelar analisa o perfil do recebedor. Sempre que a instituição financeira identifica uma transação fora do habitual das movimentações feitas pelo correntista, o dinheiro fica bloqueado por 72 horas para checagem e verificação de fraude. Se constatar o golpe, o próprio banco faz a devolução para quem pagou e o estelionatário não recebe nada.

Se a pessoa perceber que foi vítima de fraude antes do banco do estelionatário descobrir o crime, ela deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia física ou virtual. Em seguida, deve avisar ao banco onde tem conta, utilizando canais oficiais como SAC e ouvidoria. Desta forma, o seu banco entrará em contato com a instituição financeira do criminoso para bloquear o dinheiro e analisar a reclamação. Essa averiguação pode durar até sete dias. Quando a fraude é confirmada, o dinheiro é devolvido integralmente para o pagador.

Reforço que, mesmo com essas ferramentas adotadas pelo Pix, para monitorar operações suspeitas, o consumidor ainda precisa ficar muito atento. Além de sequestro-relâmpago e roubo de celular, tenha cuidado com a compra em site falso, o desconto que torna a aquisição ainda mais atrativa e o QR Code enganoso. Mantenha-se alerta para o perfil de rede social clonado, a central de atendimento bancário fictícia e a promessa de depositar uma quantia para receber mais dinheiro. Seja cauteloso com os donativos para histórias tristes e comoventes que chegam por SMS, WhatsApp e Facebook.

Lembre-se, os golpistas usam diversas táticas para enganar as pessoas. E, quanto mais rápido a vítima fizer o boletim de ocorrência e o contato com o seu banco, mais chance tem de receber de volta o valor. Caso o problema não seja resolvido pela instituição financeira, é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para reparação do dano.

Artigo de Fabricio Posocco, professor universitário e advogado no Posocco & Advogados Associados. Imagem: Freepik

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2486
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paguei-com-pix-mas-era-golpe-saiba-como-recuperar-o-dinheiro/1613711428

Informações relacionadas

Tássio Amaral, Advogado
Artigoshá 2 anos

Caí no golpe do PIX e agora? O que você precisa fazer se caiu em algum golpe bancário.

Fátima Burégio , Advogado
Artigoshá 4 anos

Fraude online: - Paguei o boleto de um site falso. O Banco deve me indenizar? O que diz o STJ?

Bruno Infante Fonseca, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Ação de Indenização Por Danos Morais e Materiais - Vítimas de Golpe Envolvendo PIX

Arnon Amorim, Advogado
Artigoshá 2 anos

Paguei um Boleto Falso? Saiba o que fazer para se proteger e evitar golpes virtuais (2023)

Rubijefson Gentil Pedrosa Dantas, Advogado
Modelosano passado

Modelo de Ação de Indenização contra Bancos por Fraude PIX

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Paguei o documento do carro num Sait falso do Detran mg pelo Pix tem como reaver o dinheiro continuar lendo

Heliton, entre em contato imediatamente com o seu banco informando o ocorrido, depois registre um boletim de ocorrência e, por fim, procure um advogado de sua confiança para verificar a possibilidade de recuperar o dinheiro. continuar lendo