Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pecuaristas podem ter prioridade em recebimento de créditos na falência de frigoríficos

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Pecuaristas que entregam animais a frigoríficos para abate poderão ter privilégio especial no recebimento de seus créditos em caso de falência da empresa. A medida é prevista em projeto de lei ( PLS 226/2011) do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), aprovado em decisão terminativa, nesta quarta-feira (25), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    VEJA MAIS Aprovadas restrições a saída temporária de presos CCJ aprova Plano Nacional de Educação Fim do voto obrigatório é retirado de pauta na CCJ Plano Nacional de Educação e voto facultativo estão na pauta da CCJ desta quarta-feira Alcance da anulação de débito previdenciário de sociedade limitada pode ser ampliado

    Gurgacz argumenta que os produtores de gado e demais animais de corte costumam entregar suas reses para abate sob promessa de pagamento futuro. O problema é que muitas vezes, na data do vencimento, o frigorífico já está com suas atividades encerradas, "obrigando o credor a se inscrever em longo e incerto processo de falência".

    Por esse motivo, o PLS 226/2011 propõe a concessão de privilégio especial ao credor pecuarista, a fim de que possa resgatar seu crédito com a venda dos produtos obtidos com o abate do gado entregue. Esse tratamento diferenciado já está previsto, por exemplo, na lei que resguarda o credor de sementes em relação aos frutos agrícolas produzidos.

    Desse modo, segundo Acir Gurgacz, o pecuarista não precisaria concorrer com os demais credores quirografários, que não dispõem de qualquer privilégio e dificilmente têm seus créditos pagos.

    O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), avaliou que o projeto confere àquele que produziu o direito de recuperar o fruto do seu trabalho, o que dificilmente ocorre no sistema legal vigente em caso de falência do frigorífico.

    "Raramente os recursos arrecadados com a realização do ativo do falido são suficientes para pagar os credores quirografários", admitiu Jucá.

    O projeto, que já foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), acrescenta um inciso ao art. 964 do Código Civil (Lei 10.406/2002). Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

    • Publicações54073
    • Seguidores268515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pecuaristas-podem-ter-prioridade-em-recebimento-de-creditos-na-falencia-de-frigorificos/100692649

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)