Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Pensão alimentícia não acaba automaticamente aos 18 anos

há 2 anos

 Não são raros os casos em que os genitores alegam que deixarão de pagar a pensão alimentícia para os seus filhos quando completam 18 anos. No entanto, essa é uma prática ILEGAL! Isso mesmo, ilegal. A pensão alimentícia, ainda que o filho não frequente a faculdade ou curso técnico, só será revogada da mesma forma que foi fixada: por decisão JUDICIAL.

 Caso você se encontre nessa situação, saiba que o seu filho terá direito a pensão alimentícia até o momento da decisão judicial que a revogar, sendo que os valores recebidos após os 18 anos não terão que ser devolvidos!

 Além disso, as dificuldades enfrentadas pelos jovens na busca do primeiro emprego justificam o pagamento da pensão até o término do ensino superior ou técnico, uma vez que é obrigação de ambos os pais arcar com as despesas escolares dos filhos até os 24 anos.

Sarah Cavalcante

OAB/DF 53.958

Contato: (61) 99824-9229

Escritório na QNJ 46, lote 52, sala 303, Edifício Iracema – Taguatinga/DF

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações192
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-alimenticia-nao-acaba-automaticamente-aos-18-anos/1585885762

Informações relacionadas

Marcelo De Oliveira Galantini, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de alimentos para maior de 18 anos

Direito sem Limite, Advogado
Notíciashá 5 anos

Qual o tempo limite para o pagamento da pensão alimentícia?

Elnatã Germano Freitas Chaves, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Prorrogação de Pensão Alimentícia de Filho Maior de Idade por Razão de Curso Superior

Lucas Ferreira, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de Obrigação de Fazer c/c Indenização Material e Moral e Lucros Cessantes - Demora no conserto de Veículo pela seguradora.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Perfil Removido
1 ano atrás

Eu mesmo só vou pagar até os 18 anos, depois depois 18 anos vou atrasar e se eu for preso dou tiro na cabeça da filha e pronto.

Pois não se realmente é minha filha, a mãe viveu anos praticando alienação parental. a filha falou por anos que eu não era pai. depois deixei de dar as coisas voluntariamente agora querem que eu pagar aquilo que não tenho condições de pagar.

Sinceramente estou com vontade é de dar um tiro na cabeça da mãe e da suposta filha e ficar por 15 a 30 anos preso.

Pois essa história dessa lei de 1968 de alimentos precisa ser atualizada, pois na época em que foi criado a lei as mulheres não trabalhava .

Então hoje em dia quem quer dinheiro e ter as coisas que trabalhe. Agora o que não pode é uma pessoa ficar 24 anos sustentando filhos que podem muito bem trabalhar.

Comecei a trabalhar com 12 anos de idade e não morri. então quer vida boa que trabelhe.

Filho passou dos 15 anos tem muito bem condições de trabalhar. forçar alguém a pagar pensão quando há alienação parental não é justo.

Comigo não existe mimi, filha que não reconhece o paí o pai não reconhece a filha. assim como também sou contra não poder desertar filhos que rejeitam os pais.

Quando um filho rejeita o pai o mesmo deve desertar, pois se um filho não gosta do pai não deve ter direito ao suor do pai que vive trabalhando.

O Debate de Pensão Alimentos precisa ser atualizado hoje em dia, principalmente quando há alienação parental.

No meu caso eu sempre dava as coisas voluntariamente, até mesmo porque sempre tive dúvida.

Vou entrar com pedido de investigação parental e se justiça negar e vou colocar um ponto final na história de uma vez por toda, agora não vou ficar avida toda pagando pensão para uma pessoa que nunca me viu como pai .

para mim não existe mimi.

Sou bastante sincero prefiro ficar 30 anos preso e acabar com avida que me atormenta do que ficar bancando filha que não me reconhece como pai. Quando registrei fui coagido para registrar sem ter a prova que realmente era minha filha.

Hoje em dia estou mais para colocar um ponto final na história da minha vida e ficar 30 anos preso do que ficar pagando pensão até 24 anos. continuar lendo

Lazaro entendo sua revolta.

Contudo é necessário que você procure um advogado e entre com uma ação de Exoneração de alimento com pedido de liminar, só assim a pensão alimentícia pode ser extinta. Tem casos de pai que paga pensão alimentícia para filha de 30 anos de idade que não trabalha.
A partir dos 18 anos o juiz pode extinguir a pensão caso o filho não esteja na faculdade.
Esse é o meio legal e correto de fazer valer seu direito.
Não compensa você destruir sua vida por uma questão judicial, é simples e rápido, uma advogado vai poder te ajudar. continuar lendo

Perfil Removido
1 ano atrás

Caro DRº Sérgio essa lei é de 1968, nos tempos de hoje uma pessoa completar 18 anos e falar que não condições de trabalhar é uma mentira. porque quem quer estudar pode muito bem trabalhar e estudar.

Antigamente as coisas era mais díficil para estudar, hoje em dia só não estuda quem não quer. o que não pode é permanecer essa lei. as coisas só vai mudar quando os pais começar a punir serveramente colocando um ponto final de uma vez por toda.

Uma coisa é pagar pensão alimenticia para uma criança que depende completamente de outra pessoa para se alimentar, mas quem tem 15 anos pode muito bem trabalhar, lavar roupar , fazer faxina de casa e assim por diante. Hoje em dia essa história de pensão de alimentos vem sendo maquina para muitas mulheres querer erriquecer as custas do suor de hoje.

No meu caso eu pagava tudo certinho mesmo tendo as dúvidas que realmente a filha é minha, pois quando fui registrar porque fui coagido, além da mãe ter um namorado fiquei uma única vez.

a vida toda mãe foi falando que eu não era pai, não poderia dar amor. colocando a menina contra mim.

se é para ficar bancando uma pessoa que não me reconhece como pai, assim como também preciso do DNA então Prefiro realmente dar um fim na história.

Hoje entendo porque alguns pais coloca um ponto final na história. só sabe o que um ponto final quando vemos o sistema querendo nos forçar a pagar valores que não temos condições.

Quando olhamos para direito da Educação é dever do estado dar Educação, qualidade de vida, lazer e cultura. um pai que não tem tempo lazer,ter que se matar de trabalhar para sustentar uma filha com 15 anos .

sinceramente eu prefiro colocar um ponto final em toda história ficar 10 a 15 anos preso do que ficar pagando pensão até garota completar 24 anos sem saber que a mesma é minha filha.

A pessoa via com boa vontade, explica para defenssoria que não tem condições, CNPJ tudo parado sem movimentação . sinceramente eu hoje sou revoltado sim por causa de uma Alienação parental, por causa um autos do processo eu que tem lítigio no processo.

Por diversos praticas alienação parental, no passo eu até sonhava em ser pai, hoje em dia sou a favor do fim da pensão de alimentos na medida que há alienação parental. na medida em que um filho completa 15 anos.

Pois o que não podemos dar aquilo que não temos condições de pagar sobre ameça de ser preso se é para ir preso em uma prisão civil é melhor meter uma bala na cabeça da filha e da mãe depois ser preso por 30 anos e ficar 15 anos preso.

Agente se revolta por causa da alienação parental, justiça nenhuma vai tratar os problemas que tenho com relação a rejeição de uma suposta filha quando eu queria conviver a mãe negou o direito.

Eu não poderia força uma criaça a conviver comigo. agora vejo um monte de ratazana vindo para meu lado como se eu fosse rico,

Eu morando de favor tudo que tenho é um CNPJ com capital prescrito que não está integralizado.

Não tenho renda nada o juiz ainda decreta 400 reais de alimento provisório sem nem se quer saber se eu tenho condições de pagar, advogada coloca que não dúvida que menina é minha filha se eu sempre tive dúvida

Advoga alegou que eu nunca dei nada, quando tenho comprovantes que dava voluntáriamente até o dia em que a menina com 12 anos chegou para mim falou um monte de merda por causa mãe.

mesmo assim tirei da onde não tinha para comprar um celular para ela, a menina só me rejeitado.

Que justiça que é essa que não pune as mães por pratica alienação parental. Os advogados veio como se eu fosse rico e todos vão querar a cara porque não tenho um ral na conta, não tenho renda.

as 4 startups que iria começar a empreender só não dei baixar porque o inova simples não permite.

Eu realmente cansei de passar por tudo que eu passei, sinceramente eu prefiro por um ponto final na minha história de uma vez por toda . única forma colocando o ponto final na vida de todos envolvido depois meter uma bala na minha cabeça ou ser preso e pronto .

Se é para se prejudicar que eu me prejudique de uma vez por toda. pois uma coisa é certa justiça nenhuma vai impedir de alguém colocar um ponto final na história .

Agente se revolta com tanta hipocresia da mãe. é muito fácil julgar os pais sem olhar as reais condições finaceira. decretar alimento provisório sem se quer olhar idade da adolescente, renda da mãe que é formada com 3 empresas, além da renda do esposo dela que não tem nada haver que é um milhar com mais de 4 mil.

Ai do outro lado vejo a mãe que viveu a vida toda falando que eu não pai, mesmo dando as coisas, falando que não poderia dar amor , mesmo sabendo das minhas dúvida.

Então eu me pergunto até ponto serve essa lei de pensão ?

Obrigar a pessoa a pagar dinheiro para filhos que não reconhece a pessoa como pai, obrigar apessoa pagar dinheiro quando temos dúvidas se realmente a filha é minha.

O correto é que toda ação de pensão a primeira coisa que deveria ser feito era ouvir todas as partes,o pai tendo dúvida fazer o Exame de DNA . após fazer o Exame do DNA se for filha decretar a penssão de acordo com a reais condiç~~oes dos pais.

Hoje em dia quem não tem renda, que ganha um salário minimo ou até 1.400 reais se pagar 400 reais de alimentos quando a genitora ganha mais de R$ 3.000,00 por mês é sacrificar quem não tem condições.

ai vemos pelo Brasil pensão de aliemntos no valor de R$ 100.000,00 outras pessoa que pagam pesnão de 20 mil, outros de 5 mil

Hoje realmente entendo porque o Goleiro bruno fez o que fez .

Vejo uma justiça que solta bandidos que mata e rouba e querem preder uma pessoa por causa de pensão por mais que seja civil, vejo querer sacrificar a pessoa que tenta conseguir algo .

Para bancar uma pessoa que não se sabe nem se é filha, vejo a justiça querendo sacrificar vivo para precionar.

sinceramente no dia da audiência eu vou dizer bem ao juiz que eu preciso o DNA se mãe sonegar a fazer o DNA eu prefiro realmente colocar um ponto final.

Não vou pagar um centavo para uma pessoa que não sei se é minha filha posso até ser preso por 3 meses ou sei meses um ano uma hora saiu e quando eu sair vou colocar um ponto final.

Esse debate de pensão precisa ser mais justo, quando a lei foi criada em 1968 as mulheres não trabalhava, as mulheres quando se envolvia com um homem casado ficava sofrendo, as mulheres quando separava dos maridos por causa de outras mulheres ficava jogada.

Em 1968 ninguém era contado a dedo as mulheres que casava duas vezes.

Vemos leis defasada em nosso país. vemos leis que sinceramente quer prejudicar a pessoa de bem.

Quando o estado força alguém a pagar aquilo que não tem só resta uma saida virar bandido ou colocar um ponto final.

Por isso que vemos pais que colocam um ponto final nessa história.

A pensão de alimentos deve ser baseado em duas coisas Idade do filho, condições financeira da mãe, condiçoes finacneira do pai.

Não apenas em suposição, se o pai tem empresa que seja pelo pré-labore se o mesmo tiver.

Uma empresa tem dividas o capital social de uma empresa não pertece a pessoa física e sim a pessoa júridica.

Capital prescrito não capital integralizado. existe muitas coisas hoje em dia sendo usado para decretar pensão fora totalmente das condições do pai .

eu mesmo cansei de ver tanta hipocresia.

Sinceramente duas coisas que preciso saber se a menina relamente é minha filha se não for que seja retirado o meu nome da certidão de nascimento , se for que justiça da minha região coloque a pensão de acordo com as minhas reais condiçoes, agora me forçar a pagar aquilo que eu não tenho condiçoes.

Prefiro colocar um ponto final na história e falar abertamente todos os motivos,

`Para comprar um equipamento para poder conseguir ter uma renda eu tenho que trabalhar 18 horas por dia , para levantar o capital social vendendo sites. ou seja fazendo bico para escalar. vejo meus sonhos sendo roubado quando no autos pede para decretar a minha condenação a pagar custa processuais, direitos sucumbeciais, quando nos autos fala que á filia é ligitima e que não duvida.

sinceramente na hora me veio na cabeça de ir no escritório dos advogados e fazer merda por causa do lítigio que fala que nunca dei nada, quando alegam que tneho condições baseado em um capital prescrito sem eu ter condições.

Hoje tenho meus sonhos destruido por causa de uma merda de um ação de alimentos alegando que eu tenho condições sem ter condiçoes.

não sei o que fazer somente a misericordia de DEUS. porque eu hoje estou cansado úncia coisa que sei é se eu for preso quando eu sair vou colocar um ponto final.

Pois só pago o que tenho condições que é 20% de um salário minimo.

assim como também preciso do DNA para saber se realmente garota é minha filha.

é complicado essa história é muito fácil acusar um pai tem condições sem esta na pele do pai sem saber o que relmente ele passa.

A Garota não pediu para nascer, mas na medida que mãe colocou a garota contra o pai não pensão no futuro, se eu fosse rico queriam uma pensão de mais de R$ 2.000,00 eu hoje moro de favor.

Engraçado só vejo o interesse por causa um capital prescrito que não está integralizado isso me revoltou, completamente.

na audiência de consiliação fui muito sincero , ai vem os advogados da parte que solicita falando que não quer porque tenho que pagar mais, o juiz decreta R$ 400,00 de alimento provisório não tenho condições de pagar pois para pagar R$ 400,00 eu precisari ter uma renda de no mínimo 3.000

Pois a vida do Brasileiro hoje em dia.

Se tem despesas com : Alimentação para sobreviver, se for autônomo pessoa físicia para trabalhar e ter uma renda de 2.000 é preciso ter uma faturamento de no mínimo 5 mil reais porque precisa pagar fornecedores.

Uma coisa é pessoa ser funcionário de uma empres,a se for funcionário de empresa a pessoa as vezes ganha R$ 1.300 com os descontos isso fica em t orno de R$ 970,00 se for pagar R$ 400 pensão fica com R$ 570,00 não dar nem para pagar um aluguel, não para ter lazer.

Ai falam que temos que dar lazer quando não temos lazer ?

Uma lei muito ultrapassada , eu hoje em dia cancei de ver essa história de pensão de alimentos em que o pai é vilão as mães só as necessitada.

Tem mulher que tem 4 filhos de pais de ferente para não trabalhar !

Tem mulheres que ganha mais R$ 3.000,00 por mês o genitor ganha um salário minimo quer que o cara pague de 400 a 500 reais.

Então debater pensão de alimentos hoje em dia é muito complicado, esse debate precisa ser criado novas leis.

Um teto máximo para quem não tem renda comprovada,

A comprovação de que tem empresa só pode ser por duas vias imposto de renda ou pré-labore
para quem tem renda acima de R$ 15.000 deve pagar pensão de no máximo de R$ 3.000,00 pois as mães precisam trabalhar.

Pois nem sempre quem pagar valores altos os valores são usado só com a criança , 90% das pensão o dinheiro é usado para custear a luxiria das mães querem viver as custas de pensão de alimentos.

O nosso país só vai mudar essa história quando começar dar muita merda, quando os pais começar colocar um ponto final na história .

quando os pais se revoltarem com essa hipocresia, é muito fácil as mães colocar os filhos contra os pais e depois que o dinheiro do pai, os filhos rejeita os pais depois querem o dinheiro , querem herença.

No brasil filhos que rejeita os pais devem ser deservado esse seria o correto.

quando um filho (a) é criado contra o pai, o pai não pode ter nada na vida, porque se morrer o filho vai herdar, se o filho pode até querer colocar um ponto final na vida do pai para ficar com a verbas.

A temos de um outro lados quando um pai morrer filho vai correndo atrás do dinheiro da herença, todos da genitora vai usufruir dos bens do que falecido pai. mas quando o pai era vivo não prestava, o pai não era pai.

Essa é hipocresia de nossas leis, que proteje uns condenas outros, sem ver os dois lados da história. políticos corruptos que fazem leis pensando em votos, para se manter no poder.

Leis há mais de 40 anos criadas sem uma atualização com a realidade da história . toda lei precisa ser atualizada de acordo com a evolução.

Uma mulher com ensino superior, com salário mais que o pai não precisa de sacrificar o Genitor,

os pais não deve ser obrigado pagar colegio para filhso até porque tem escola pública municipal , estadual.

Estuda em colegio particular quem tem condições, tem plano de saúde quem tem condições.

Eu não tenho uma bicicleta para andar vi um processo sendo colocado como se eu tivesse uma renda de mais de 20.000,00

Isso me revolta no processo alegando que tinha renda de R$ 10.000,00 baseado em capital prescrito.

No Brasil o capital prescrito de mais de 70% das empresas não é integralizado.

Não temos uma lei em que o capital só pode ser prescrito após a integralização. essa é realidade ai depois vejo uma justiça querendo decretar uma pensão baseado em um capital prescrito.

isso revolta a pessoa é mesma coisa que precionar a pessoa pagar uma conta que não tem condições , então é o que vejo hoje em dia .

Muita merda de pai que colocam um ponto final história de uma vez por toda. eu sinceramente se é para ser obrigado a pagar aquilo não tenho condições prefiro colocar um ponto final.

se é para sustentar um filha até 24 anos , uma garota que não sei se é minha filha, que não sempre falou que eu não era pai, eu prefiro colocar um ponto final.

Pois 15 anos de pensão forçado é melhor ficar 15 anos preso colocando um ponto final na história.

Agente tem ser pai de quem quer ser filho, agente tem dar sim as coissa para os filhos que reconhece os pais, na media em que uma mãe coloca um filho contra o pai.

Ela não moral para questionar nada.

Meu pai em toda minha vida só me deu um calça jeans, uma camiseta, com 12 anos eu vendia bala, minha mãe passou fome teve dia em que agente comia doce de coco de manhã , de tarde e de noite, porque tinha que pagar aluguel.

Minha mãe trabalhava de manhã até as 22:00 saia de emprego e ia para outro.

Eu com 12 anos vendia balas, com 14 anos entrega planfetos, com 15 anos vendia jornal no farol .

lavei carro na rua, já fui ajudante de predeiro e assim por diante já empreendi e quebrei. hoje única coisa que tenho certeza que estou passando por uma situação que não desejo para ninguém.

Vejo todos os dias os mesmo assuntos, quando chegamos na defenssoria pública vemos que mesmo sem condição temos o tratamento que é dever do estado, pelo fato querem sacrifiar os pais vivo.

Agente só vai em uma denfessora pública porqque não tem condições financeira,

Ai quando olho para os autos uma pessoa formada com 3 empregos com renda sendo um emprego de uma prefeitura, um empregou na alpargata, um emprego em uma academia, o esposo que é militar ou é segurança com renda há mais de R$ 3.000

A mulher com 3 empregos recebe auxilio Brasil, e tem direito a gratuidade das custas processuais, ai vem advogada alegando que a pessoa tem condições de pagar sem ter condições.

Do outro lado o juiz coloca uma audiência de consiliação que não tem acordo, sem acordo tem os alimentos provisórios totalmente fora das condiçoes financeira que a pessoa realmente tem .

então essas coisas revolta completamente.

ùnica coisa quero na minha vida é saber se menina é relamente minha filha isso será só mediante DNA , se for minha filha pagarei sim até os 18 anos, passou de 18 anos não pago. um centavo se ela quiser que vá trabalhar se eu for preso por causa de pensão saindo da cadeia e colocando um ponto final.

Pois uma coisa que sempre aprendi foi nunca negar os meus erros, mas jamais vou aceitar o estado me dar ordem derespeitando todos os meus direitos.

Na medida que um juiz decreta um valor sem saber as reais condição da pessoa por alimentos provisório é mesma coisa que força um pai a fazer merda . continuar lendo