Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    PL que altera Lei Caó é rejeitado por sua 'desnecessidade'

    há 9 anos
    A presidente da Comissão de Direito Penal, Victoria de Sulocki, apresentou parecer desfavorável, "por sua desnecessidade", ao projeto de lei 979/2015, do deputado Wadson Ribeiro (PCdoB/MG), que altera a lei 7.716/89, conhecida como Lei Caó, na sessão ordinária desta quarta-feira (12/6). O PL acrescenta os crimes de discriminação pelo uso de vestimentas ou paramentos religiosos aos já previstos como resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência. O relatório foi acolhido pelos consócios.

    "A proteção à diferença, à liberdade de pensamento ou de crença é necessária, desejável e dever de uma sociedade democrática, mas o acréscimo pretendido pelo congressista é totalmente despiciendo, visto que a proteção que deseja já está abarcada de forma muito mais ampla pelo termo 'religião' presente nos artigos e 20 da Lei 7.716/89", explicou Victoria de Sulocki.

    A relatora destacou que está apensado à proposta do deputado Wadson Ribeiro o PL 6.418/2005, originado pelo projeto de lei 309/2004, do senador Paulo Paim (PT/RS), rejeitado pela advogada em parecer aprovado pelo IAB na sessão ordinária de 8 de outubro de 2014, por visar a revogar e substituir a Lei Caó.

    Pela proposta do deputado, incorrerá em crime quem impedir o uso de véu, lenço, solidéu, quipá, turbante, colares e guias, assim como quem obstar a emissão de documentos de identificação e o acesso a locais de embarque e desembarque de pessoas, por conta do uso de vestimentas ou paramentos religiosos.




    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2523
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-que-altera-lei-cao-e-rejeitado-por-sua-desnecessidade/197945516

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)