Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Planejamento fiscal deve possuir “propósito negocial”, afirma Carf

Publicado por Giovani Beirigo
há 5 anos


Estabelecer fundos de investimento em participações para demonstrar à Receita seu “propósito negocial” é planejamento fiscal abusivo, considerando a decisão da 1ª Turma Ordinária da 3ª Câmara da 2ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Segundo o voto da conselheira Juliana Marteli Fais Feriato, essa operação não deve ser apenas legal, mas também necessita possuir propósito econômico.

Em seu voto, a conselheira afirmou que seria insuficiente a licitude dos atos realizados, ou a liberdade empresarial de auto-organização, como legitimadoras das alternativas escolhidas em uma reestruturação societária, entretanto devem possuir causa econômica, não pautando a reorganização exclusiva ou predominantemente em economizar tributos.

A turma manteve, por unanimidade, autuação de R$48,3 milhões. Foi vista irregularidade pelo Fisco na constituição de fundos de investimentos associados a uma holding familiar. Os auditores consideraram esses fundos como que criados para beneficiar os negócios. Assim, se o planejamento existiu simplesmente para reduzir a carga tributária da holding, o Fisco o considera abusivo.

LEIA MAIS: http://bbmadvocacia.com.br/2019/04/26/planejamento-fiscal-deve-possuir-proposito-negocial-afirma-carf/

  • Sobre o autorAdvocacia Empresarial
  • Publicações7
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planejamento-fiscal-deve-possuir-proposito-negocial-afirma-carf/701419502

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)