Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Plano de saúde deve cobrircirurgia plástica e reparadora pós BARIÁTRICA

    Publicado por Isabella Alves
    há 29 dias

    A 2ª seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta quarta-feira, 13/09/2023, que é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde a cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional indicada pelo médico assistente em paciente pós-cirurgia bariátrica. Para o colegiado, a reparação é parte decorrente do tratamento de obesidade mórbida.

    Por unanimidade, a seção ainda fixou que, havendo dúvidas justificadas e razoáveis sobre o caráter eminentemente estético da cirurgia plástica, a operadora de plano de saúde pode se utilizar do procedimento da junta médica formada para dirimir a divergência técnico-assistencial, desde que arque com os honorários dos respectivos profissionais, e sem prejuízo do exercício do direito de ação pelo beneficiário em caso de parecer desfavorável à indicação clínica do médico-assistente, ao qual não se vincula o julgador.

    Na decisão de afetação dos casos, o relator dos recursos, ministro Villas Bôas Cueva, destacou que existe um número expressivo de processos que tratam do mesmo tema, nos quais se discute, sobretudo, se a cirurgia plástica pós-bariátrica tem finalidade reparadora ou meramente estética.

    O relator lembrou que, inclusive, os Tribunais de Justiça de São Paulo e do Rio de Janeiro já aprovaram súmulas sobre o assunto.

    Segundo o ministro, apesar de o STJ já ter se manifestado sobre a controvérsia - entendendo, em geral, que a cirurgia plástica não possui caráter meramente estético -, ainda existem decisões divergentes nas instâncias ordinárias, o que recomenda que o Tribunal firme o precedente qualificado sobre o assunto.

    O ministro Villas Bôas Cueva, proferiu voto no sentido de que havendo indicação médica para cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional em paciente pós-cirurgia bariátrica, não cabe à operadora negar a cobertura sob o argumento de que o tratamento não seria adequado ou de que não teria previsão contratual, visto que tal terapêutica é fundamental à recuperação integral da saúde do usuário.

    Ainda, o relator acatou complemento da ministra Nancy à tese proposta.

    Foram fixadas as seguintes teses:

    i) É de cobertura obrigatória pelos planos de saúde a cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional indicada pelo médico assistente em paciente pós-cirurgia bariátrica, visto ser parte decorrente do tratamento de obesidade mórbida.

    ii) Havendo dúvidas justificadas e razoáveis sobre o caráter eminentemente estético da cirurgia plástica indicada ao paciente pós cirurgia bariátrica, a operadora de plano de saúde pode se utilizar do procedimento da junta médica formada para dirimir a divergência técnico-assistencial. A junta médica deverá ser custeada pelo plano de saúde e deverá ser composta por um médico indicado pelo beneficiário, um médico indicado pela operadora de plano de saúde e um terceiro médico indicado pelas partes.

    Nos casos concretos, negou provimento aos recursos especiais.

    A decisão judicial é de aplicação imediata e vincula juízes de todo país que deverão seguir o precedente. A tese jurídica aprovada pelo tribunal é que vale a todos os processos pendentes de julgamento ou que venham a ser propostos sobre o tema.

    A intenção desse artigo é levar conhecimento jurídico para as pessoas, pois muitos desconhecem seus direitos. Por isso se você gostou ou essa informação foi útil para você clique em "Curtir o artigo" e compartilhe nas redes sociais para que essa relevante informação chegue a outras pessoas. Você também poderá fazer comentários ou indicar temas para novos artigos logo abaixo.

    Processos: REsp 1.870.834 e REsp 1.872.321

    Fonte:

    STJ: Plano deve cobrir cirurgia plástica reparadora após bariátrica. Site Migalhas. Publicado em: 13 de setembro de 2023. Disponível em: link: https://www.migalhas.com.br/quentes/393488/stj-plano-deve-cobrir-cirurgia-plastica-reparadora-apos-bariatrica Acesso em: 20/09/2023.

    #direitodoconsumidor #consumidor #planodesaude #cirurgiaplastica #cirurgiabariatrica #cirurgiaesteticaposbariatrica #cirurgiaplasticaposbariatrica #stj #indenizacao #danosmorais #danomoral #advogado # advocacia #advogadoonline #advogadovirtual #escritoriodeadvocacia #escritorioonline #escritoriovirtual

    • Publicações154
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-deve-cobrircirurgia-plastica-e-reparadora-pos-bariatrica/2384778692

    Informações relacionadas

    Isabella Alves, Advogado
    Notíciashá 29 dias

    Sofreu um golpe? Busque os seus direitos! É dever do banco identificar e impedir transações atípicas!

    Isabella Alves, Advogado
    Notíciashá 29 dias

    STJ: plano de saúde deve custear congelamento de óvulo para paciente com câncer!

    Pedro Esperanza Sudário, Juiz Federal
    Notíciashá 29 dias

    STJ: consumidor com nome negativado não pode ser impedido de contratar plano de saúde

    Isabella Alves, Advogado
    Notíciashá 29 dias

    Consumidor que ingeriu bebida com presença de CORPO ESTRANHO será indenizado!

    Isabella Alves, Advogado
    Notíciashá 29 dias

    Empresa indenizará trabalhadora obrigada a usar ROUPAS SENSUAIS durante expediente!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)